Potencial de Goiás ganha foco na Expo Xangai
No período de 16 a 31 deste mês o Estado de Goiás vai ser o responsável pelo estande do Brasil na Expo Xangai. Uma equipe da Secretaria da Indústria e Comércio e representantes de seis municípios goianos vão apresentar no próximo dia 16 as potencialidades econômicas de Goiás em um seminário que faz parte da programação da feira, na cidade chinesa.O foco da mostra de Xangai é a melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades. O evento tem duração de seis meses e abre espaço também para a realização de negócios. Participam da feira 200 países. Os organizadores estimam que o público visitante deve totalizar 70 milhões de pessoas durante todo o período de realização da Expo Xangai.
Missões comerciais
De acordo com o superintendente de Comércio Exterior da SIC, Joni Ronnie Pessoni, Goiás é o único Estado que não vai sediar a Copa do Mundo de 2014 a participar do estande do Brasil na Expo Xangai. O convite foi feito pelo Governo Federal por causa das ações da ampliação das relações comerciais com a China que o Estado tem realizado, através de missões comerciais ao País asiático.
Em abril a China foi novamente o principal parceiro comercial de Goiás, ao adquirir do Estado principalmente soja e derivados. Ronnie acredita que o País deve manter essa posição até outubro próximo, quando ainda haverá soja para ser exportada. Outro item que tem registrado aumento de participação na pauta exportadora goiana é o açúcar, que está no início da safra.
O superintendente do Comércio Exterior disse que as ações de incentivo às exportações que vão ser divulgadas hoje pelo Governo Federal são pertinentes, já que o real valorizado frente ao dólar tem estimulado o avanço das importações. “É necessário reduzir os custos das exportações, não basta apenas ter o produto para vender para outros países”, defendeu. Ele elogiou a proposta de criação de um organismo específico para financiar as vendas externas. Hoje isso é atribuição do Banco do Brasil.
Fonte: Goiás Agora