Goiás vai exportar Medicamentos para o Mundo

12:18 0 Comments A+ a-


Começou ontem na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, em Brasília, a reunião de Avaliação e Certificação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no Contexto da Pré-Qualificação de Medicamentos da Organização Pan-Americana de Saúde - OMS/Opas. Presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Melo recebeu os inspetores da Opas, liderados por José Pena.

Dirceu enfatizou a importância da presença do governador Alcides Rodrigues na abertura dos trabalhos que vão durar toda a semana e que podem inserir o Brasil na lista dos países com inspeção sanitária acreditada para a produção e comercialização de medicamentos para todo o mundo.

A Vigilância Sanitária de Goiás foi escolhida para representar o Sistema Nacional e será vistoriada pelos inspetores da Opas amanhã, assim como um laboratório do polo farmoquímico de Anápolis que vai representar os fabricantes de medicamentos. O Laboratório Central de Minas Gerais também será visitado. Os trabalhos terminam na sexta-feira, dia 7, com o anúncio da missão sobre o resultado oficial da avaliação.

Genéricos
Alcides Rodrigues colocou Goiás à disposição da missão e destacou a importância do trabalho da Vigilância Sanitária e dos investimentos do polo produtor de medicamentos na produção de genéricos. De acordo com a secretária de Saúde Irani Ribeiro, a presença do governador representou o respaldo nas ações do sistema.

Em reunião com o presidente da Anvisa, foi solicitado que Goiás também seja inserido no programa de produção de psicotrópicos. Inicialmente os medicamentos da lista são os antibióticos, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes e antirretrovirais.

Chefe da missão de inspetores da Opas, José Pena ressaltou que os principais pontos do programa são a importância da avaliação dos processos entre órgão regulador, os produtores, o controle de qualidade e o acompanhamento na fase pós-comercialização; e os aspectos envolvidos na inspeção sanitária da produção de medicamentos.

Em seguida, os inspetores do México, Chile, Colômbia e Portugal assistiram a uma apresentação sobre a estrutura, funcionamento, regulamentação e histórico da Anvisa. Até sexta-feira, a missão vai aprofundar no conhecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para emitir o relatório final de avaliação.

Fonte: Goiás Agora