Projeto de lei propõe criar Linha do Turismo

11:18 0 Comments A+ a-


A Câmara Legislativa de Goiânia deve avaliar proposta de projeto de lei de autoria do vereador Bruno Peixoto, que tem o objetivo de criar a Linha do Turismo em Goiânia. "A Linha do Turismo vem ao encontro da política municipal de Turismo, estabelecendo condições para melhoria do potencial das atividades turísticas e desenvolvimento econômico e cultural em Goiânia", defende o secretário municipal de Turismo, Euler Morais. A secretaria municipal de Turismo, através de sua equipe técnica e da OSCIP Bioma Brasil, está finalizando projeto de roteiros turísticos em que os ônibus da Linha do Turismo poderão transitar.

Ônibus especiais que circulam nos roteiros turísticos de cidades como Curitiba, Porto Alegre e Vitória são exemplos de iniciativas que deram maior visibilidade aos atrativos dessas cidades. No caso de Goiânia, a valorização do patrimônio histórico-cultural guia os passos para a implementação da Linha do Turismo. "Apesar de ser uma atividade já consolidada no Município, os atrativos turísticos, como a arquitetuta art-déco e os parques municipais, ainda não são valorizados pela maior parte da população ou turistas que vêm à Cidade para eventos e negócios", afirma o vereador para justificar sua proposição.

Entre os objetivos da criação da Linha do Turismo, o projeto de lei destaca como importantes ampliar os fluxos turísticos, estimular a divulgação de produtos goianienses, promover o turismo, criar e implantar empreendimentos ligados à cultura e ao lazer, propiciar o turismo sustentável em áreas naturais, estimular a educação ambiental e a qualificação de mão-de-obra e fomentar a economia do turismo. "Os ônibus devem circular com pelo menos um guia de turismo credenciado, além de que, nos locais de visitação, obrigatoriamente, haverá a necessidade de condutores dos grupos de turistas", lembra o vereador.

Para o secretário de Turismo, Euler Morais, esses objetivos podem ser alcançados com maior eficiência a partir da integração do setor privado e público como agentes de financiamento em infraestrutura. "A Prefeitura quer incentivar parcerias com os empresários que compartilham de uma visão sustentável do turismo, estabelecendo padrões e normas de qualidade na prestação de serviços por parte de operadores, empreendimentos e equipamentos turísticos", afirma.

Fonte: Turismo de Goiânia