Houston Serve de Modelo ao novo Parque em Goiânia
O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães, retornou dos Estados Unidos entusiasmado com o que viu no Houston Livestock and Rodeo no Texas e já antecipou o que pode ser aplicado na construção do novo parque agropecuário de Goiânia.A previsão de instalação de uma feira moderna e funcional numa área de 16 hectares, entre o Campus 2 e o Jardim Guanabara, na região norte desta Capital, é para os próximos dois anos. Como detinha a informação de que em Houston se localiza um parque nos moldes preconizados pela diretoria da SGPA, constituiu-se este ano uma delegação para visitar aquela mega exposição nos Estados Unidos. As semelhanças geoeconômicas entre Goiás e o Texas e as exposições agropecuárias dos dois estados são aspectos somatórios, na visão do presidente da SGPA, que participou da delegação goiana a Houston nos últimos seis dias. “Goiás é um estado agropecuarista por excelência. O Texas, que tem Houston como capital, é uma região americana de uma pecuária de primeiro time e produz petróleo”, assinala Luiz Humberto de Oliveira Guimarães, comparando os dois estados. Se Goiás não produz petróleo, todavia, possui um solo rico em minérios.
Beto Guimarães observa ainda que Houston detém a maior feira pecuária do mundo, além dos shows nos moldes da exposição de maio em Goiânia, que reúne ao longo das duas semanas uma visitação de quase um milhão de pessoas e negócios diretos que ascendem a R$60 milhões. Os governos da União, do Estado e do Município nos Estados Unidos contribuem com a promoção da feira, a exemplo do que se verifica na capital goiana, onde cada governante oferece uma parcela de contribuição. Em Goiânia, a Prefeitura, através da Comurg, é essencial na coleta do lixo, de onde recolhe toneladas de detritos, promove a limpeza ao longo da madrugada, faz serviços de poda das árvores e da grama.
O governo estadual, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, assegura um notável policiamento logístico, com o qual evita eventuais tumultos, roubos de veículos e assaltos. As Polícias Civil e Militar operam desde os terminais de ônibus, monitorando de forma reservada as pessoas que se locomovem ao parque no período da exposição, ao interior propriamente dito. Uma unidade do Corpo de Bombeiros se mantém em posição constante de alerta, com o objetivo de conter possíveis incêndios. As Secretarias da Agricultura, do Turismo, da Saúde e da Comunicação são parceiras da SGPA, cada um dentro de suas características. A Agrodefesa põe seus agentes na área de sanidade animal à disposição dos expositores.
A Agecom, responsável pela comunicação oficial do Estado, disponibiliza as emissoras da Rádio e da Televisão Brasil Central para transmissões diretas em estande especialmente montado. Através do governo federal, há o apoio do Ministério da Agricultura, em Brasília, e da Superintendência em Goiás, da Polícia Rodoviária Federal, entre outras instituições numa manifestação praticamente imperceptível, mas não menos importante. “Como se percebe, existem fortes semelhanças entre as gestões das duas mostras e que contribuem para a construção de um novo modelo de parque”, aponta Ricardo Yano, vice-presidente da SGPA e tradicional expositor de gado da raça nelore nas sucessivas feiras de Goiânia, seguindo o exemplo de seu pai João Yano, que presidiu a instituição, construiu a nova sede em Nova Vila.
A missão de Goiás a Houston foi composta do presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, Beto Guimarães, e do vice Ricardo Yano; do secretário da Agricultura, Leonardo Veloso, do secretário do Turismo, Barboza Neto, e do presidente da Associação Goiana do Nelore, Fábio Porto. “Estamos todos nós que fomos a Houston impressionados com a organização e a união de todos no Texas em defesa da atividade pecuária e de sua principal exposição”, manifestou Beto Guimarães, demonstrando a exemplo dos demais companheiros a impressão positiva do que observou na feira texana.
Fonte: SGPA
1 comentários:
Write comentáriosA capital texana deixou de ser Austin???
Reply