Goiás é destaque Nacional pela Produção de Grãos, Carnes, Leite e Uva
Goiás é destaque nacional pela produção de grãos, carnes e leite. Recentemente foi inserido no Estado o plantio de uva, que se tornou realidade em 30 municípios. A produção é de 30 toneladas por hectare, percentual superior ao da média nacional.Nos últimos dez anos o Governo de Goiás em parceria com os produtores rurais vem desenvolvendo técnicas compatíveis ao solo goiano e ao clima tropical para o cultivo de uva no Cerrado. A cultura já ocupa posição de destaque nos municípios de Itaberaí, Santa Helena, Paraúna e Hidrolândia, Inhumas, Itapuranga, Aragoiânia, Planaltina e Jataí. Segundo o presidente da Comissão de Fruticultura da Faeg, Dirceu Cortez, o cultivo da uva em Goiás vai crescer em altas proporções, com potencial para criar um grande mercado de sucos e de vinhos.
Goiás já tem cerca de 500 hectares em uvas plantadas, com uma produção de aproximadamente 15 mil toneladas por ano, ou seja, por volta de 30 toneladas por hectare, percentual que está acima da média nacional, de 20 toneladas por hectare. Ao todo, existem hoje em Goiás, 250 produtores em 30 municípios. Produtores de outros 56 municípios estão aptos a iniciarem o cultivo de uva.
Perto do volume nacional, que é de 1,2 milhão de toneladas em 90 mil hectares, a produção goiana ainda é acanhada, mas o futuro da vitivinicultura no Estado é promissor. “Pelo que estamos percebendo, logo haverá um boom de produção. Além das cidades que já plantam, outras como Alexânia, Corumbá, Pirenópolis e Cristalina estão entrando no páreo também”, explica Dirceu.
Formação
O Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Ciência e Tecnologia - Sectec e da Agricultura, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás – Senar estão investindo na formação de profissionais para o manejo de uva.
A Secretaria da Agricultura e a Embrapa programaram um curso de capacitação em vitivinicultura em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, concluído no último dia 10. A Seagro montou uma turma de 38 alunos, entre eles 12 técnicos da Secretaria, que vão atuar como multiplicadores em Goiás da tecnologia utilizada pela Embrapa no plantio de uva. “Vamos adaptar técnicas utilizadas no Sul sobre o controle de qualidade e o espaçamento para separarmos as variedades”, destaca Weider Ribeiro, técnico da Seagro em Santa Helena.
Segundo a coordenadora do curso, Márcia Nara Silva, a expectativa é de que este seja o primeiro passo de uma grande jornada produtiva. “O que temos de fazer é preparar uma característica própria de vinhos produzidos no Cerrado goiano. Isso vai acontecer com um melhoramento genético, de seleção de mudas e de experimentação de várias safras, fazendo avaliações e seguindo os melhores resultado”, afirma.
Na opinião do gestor público da Sectec, João Marcos Bertoldi, o solo goiano, do ponto de vista da produção de suco e do próprio cultivo da uva, é altamente produtivo. Para a produção de vinho, diz Bertoldi, isso vai depender da variedade escolhida. “Por isso mesmo o curso é muito importante”, avalia.
Bertoldi pondera que, com as inovações tecnológicas, a uva pode ser cultivada em qualquer lugar. Mas é preciso saber cultivar. “Uma de nossas preocupações é a de fazer transferência de tecnologia, justamente para que todos os produtores interessados estejam ao alcance desse conhecimento".
O Governo de Goiás, como o objetivo de consolidar a cultura e a industrialização da uva no Estado, inaugurou no ano passado o Centro Tecnológico de Vitivinicultura, que recebeu R$ 1 millhão em investimentos. No Centro é formada mão de obra e pesquisadas técnicas de enxertia, de limpeza e cuidados de proteção contra pragas.
Festa da Uva
A Festa da Uva de Goiás chega à sua terceira edição este ano, e será realizada no segundo semestre, no município de Itaberaí. O evento retrata a evolução da vitivinicultura em Goiás. A estimativa é de um público superior a 50 mil pessoas. Durante o evento são ministradas palestras, cursos e promovidas visitas a parreirais e vinícolas, além de exposições de máquinas e equipamentos. A segunda edição da Festa da Uva foi realizada em Santa Helena de Goiás, município considerado a maior vitrine da vitivinicultura no Centro-Oeste brasileiro.
Fonte: Goiás Agora