Goiânia supera interior em festas de carnaval: samba ocupa Capital
Diversos eventos ocorrem na cidade, que pela primeira vez tem destaque no samba
Começou a festa. A avenida já tem sambista. E não falta animação. O repique anuncia: tem festa até na quarta-feira de cinzas. E quem não acreditava, aconteceu: Goiânia tornou-se também capital do samba. Se o poeta Vinicius de Moraes um dia brincou que São Paulo era o túmulo do samba, não faltava gente para repetir a frase em Goiás. Mas se enganou.
Ontem a percussão já rolou solta com apresentação do Bloco Socialista na Praça Universitária. E as Marchinhas do Mercado da 74, que ocorreram na noite de sexta-feira.
Tem também o Encontro de Blocos no Grande Hotel. Anote a hora: a partir das 16h. O Desencuca está entre os vários blocos que se apresentarão. Trata-se de grupo independente de percussão formado por pessoas com transtorno mental que são atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Goiânia e seus familiares.
O bloco promete emocionar o público. Será a primeira apresentação deles. Por uma questão de cidadania e honra, e oxalá também musical, vale conferir a alegria.
O carnaval do Mercado da Vila Nova será também outro grande evento. De 6 a 9 de fevereiro, sempre a partir das 16h, grupos de samba e marchinhas de carnaval prometem fazer os corações baterem mais forte.
No dia dia 8, começo da tarde, será a vez do bloco Gato Pingado, que animará a tradicional festa no Setor Pedro Ludovico, no Grillu’s Bar. E para fechar a noite, ocorrerá o Desfile das Escolas de Samba de Goiânia na Estação Cultura, na Praça do Trabalhador.
No dia seguinte, acontece a segunda parte da programação do desfile das escolas de rua. E para deixar saudade e curtir as cinzas, a Prefeitura realiza no dia 9 – no Parque Vaca Brava, a partir das 13h – o desfile do tradicional Bloco Galo Goiano.
Os organizadores do Carnaval de Goiânia 2016 prometem uma festa inesquecível – talvez a maior da história da Capital.
ROCK
Para quem não suporta o repique e a síncope do samba, hoje será dia de rock também. No Centro Cultural Martim Cererê, ocorrerá o 10º Grito Rock Goiânia para os que gostam de guiatarras afiadas em vez do surdo forte e constante.
Anote aí o auge da festa: na segunda, 8, e na terça-feira, 9, tem o Desfile das Escolas de Samba na passarela da Estação Cultura, na Praça do Trabalhador, a partir das 20h.
O Parque Vaca Brava a partir das 13h do dia 9, o último da folia, recebe o Galo Goiano. Mas quem desejar outro ponto da cidade com samba, é bom anotar: no mesmo horário e dia, no Setor Pedro Ludovico, o Bloco Marrom abraça o batuque.
Programação de Carnaval 2016
Dia 05/02 – Encontro de Blocos no Grande Hotel
Local: em frente ao Grande Hotel na Avenida Goiás
Horário: 19h
Dia 06 a 09/02 – Carnaval no Mercado da Vila Nova
Local: Mercado da Vila Nova – 5ª Avenida
Horário: 16h às 00h
Dia 06 a 07/02 – 10º Grito Rock Goiânia (apoio)
Local: Centro Cultural Martim Cererê
Horário: 17h
08/02 – Gato Pingado (apoio)
Local: Grillu’s Bar / Setor Pedro Ludovico – Avenida Circular
Horário: 13h às 20h
08 e 09/02 – Desfile das Escolas de Samba de Goiânia e Encerramento com show de banda local
Local: Estação Cultura (antiga estação ferroviária), Praça do Trabalhador
Horário: A partir das 20h
Dia 09/02 – Bloco Galo Goiano (apoio)
Local: Vaca Brava
A partir das 13h
Dia 09/02 – Bloco Marron (apoio)
Local: Setor Pedro Ludovico – Alameda Mario Caiado
Das 13h às 22h
Fonte: DM