Um friozinho para iniciar o outono?
O verão está terminando. O outono começa oficialmente às 19h45 do dia 20 de março. O verão de 2015 foi quente, mas não tanto e nem com temperaturas tão extremas como o de 2014. Este verão que está chegando ao fim não deu toda a chuva que deveria dar, mas tivemos mais do que no seco verão de 2014 que desencadeou a grave crise hídrica pela qual passa o Brasil.
Com mais chuva, com mais nuvens, não tivemos tantos dias de calor extremo como no verão de 2014, mas mesmo assim parece que as altas temperaturas já não agradam mais. Tem muita gente querendo, desejando, sonhando com dias fresquinhos, com um friozinho para usar um cobertor. Coisas que o outono traz para o centro-sul do Brasil.
Tem frio à vista, mas vai ficar quase todo para os argentinos, uruguaios, chilenos e até alguns bolivianos. Mas para o Brasil, desta vez ainda não vai sobrar quase nada desta massa polar.
As mais recentes simulações de temperatura para a América do Sul indicam a entrada de uma forte massa polar sobre a Argentina a partir do dia 17 de março. O ar polar avança para o norte da Argentina no dia 20, quando começa o outono e assim, os argentinos e uruguaios poderão sentir as baixas temperaturas desta massa polar logo no início do outono.
Um pouquinho deste ar polar deve chegar ao Brasil. Mas quais áreas do país vão sentir os efeitos deste ar polar? A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a brusca mudança da temperatura.
Fonte: Clima Tempo