Críticas a falhas no Enem
Mais de 50 estudantes se reuniram ontem no Parque Vaca Brava, em Goiânia, para protestar em favor de melhorias na educação do Brasil. O protesto foi impulsionado devido aos vários problemas apresentados nas provas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A passeata teve início às 16 horas, quando os manifestantes deram a volta pelo parque, usando nariz de palhaço e segurando faixas e cartazes.
O movimento aconteceu simultaneamente em outras seis capitais do País, entre elas Belo Horizonte, São Paulo, Pernambuco e Recife. O manifesto foi realizado por iniciativa dos próprios estudantes, que cursam o ensino médio ou cursos preparatórios em instituições particulares de Goiânia. Eles se organizaram com o auxilio da internet (redes sociais).
Pedro Augusto, 18, vestibulando, explicou que o objetivo da manifestação não é o cancelamento do Enem e sim a melhoria na segurança e no processo de desenvolvimento das próximas provas. “Educação é coisa séria, o que aconteceu com o Enem é um desrespeito, estudamos o ano inteiro, deixamos de fazer inúmeras coisas e fomos prejudicados.”
“O Enem é passado, estamos reivindicando melhorias para os próximos exames”, disse Sara Gabriela da Costa, 17. Agora ela acredita que as autoridades devem se preocupar com a base, “com a educação, não só com a economia”. Ainda contou que houve confusão no dia da prova. “Na minha sala um celular tocou.” A frase preferida dos manifestantes era: “Como apagar essa vergonha sem borracha?”, diziam, se referindo também à proibição de lápis e borracha no último Enem.
Fonte: Jornal O Hoje