Prefeitura Inicia Construção da nova Maternidade Dona Iris
Projeto da nova maternidade proporcionará à gestante atendimento humanizado, com estimulo ao parto normal.
A construção da nova Maternidade Dona Iris, na Vila Redenção, começa na próxima segunda-feira, 30, com limpeza do terreno e instalação de tapumes que irão isolar área construída. O lançamento da obra, sob a responsabilidade da empresa Elmo Engenharia, contará com a presença do prefeito Paulo Garcia e do secretário municipal de Saúde Paulo Rassi.
A abertura do processo licitatório para a construção da Maternidade Dona Iris ocorreu em março deste ano. De acordo com o projeto, as novas instalações terão 9.949,32 mil m² e estão orçadas em R$ 24 milhões. “O projeto é moderno e visa proporcionar às gestantes atendimento humanizado, com estímulo ao parto normal”, afirma Rassi.
Projeto
A maternidade contará com setores distribuídos no subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos. Terá 103 leitos, 20 consultórios ginecológicos, sala para coleta de leite humano, cinco salas de cirurgia, UTI neonatal, centro de parto normal, laboratório de análises clínicas, serviço de ouvidoria, farmácia e leitos de isolamento, entre outras dependências visando atendimento integral à da mulher.
Desde 2005, a Prefeitura de Goiânia tenta municipalizar a Maternidade Dona Iris, que teve prédio interditado devido à precariedade das instalações. Somente em maio de 2009 foi concretizada entrega, ao município, pela Secretaria de Estado da Saúde juntamente com projeto estrutural, mas que não atendia às necessidades de Goiânia. “Por isso elaboramos novo projeto com readequações para a construção do novo edifício”, relata Rassi.
Fonte: Prefeitura de Goiânia
Reportagem: Angela Oliveira