Número de estrangeiros em Goiás cresce 130%
A boa fase econômica do Brasil, com crescimento anual beirando os 7%, tem impulsionado investimentos estrangeiros e, com isso, também a entrada de profissionais de outros países. Em Goiás, a história não é diferente. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam crescimento de 130% nos números de 2009, na comparação com os do ano anterior. No ano passado, 143 estrangeiros recebera m autorização para vir para Goiás. Em 2008, foram apenas 62.
O número obtido até junho de 2010 também é significativo. Nos primeiros seis meses do ano, 42 novos profissionais chegaram ao Estado. Os EUA foram os responsáveis pela maior parte desta mão de obra, com o envio de 11 trabalhadores. Nas posições seguintes apareceram Argentina (5), Espanha (5) e Chile (4).
Chefe da área de Relação do Trabalho do MTE em Goiás, Paulo Gama Lira Filho explica que boa parte destes profissionais busca constituir empresas no Estado. Daí a razão do grande número de estrangeiros sem vínculo empregatício. Do total de recrutados em 2010, 16 não possuíam carteira assinada e outros cinco se declararam investidores. Somente no 1° semestre do ano, estes investidores já deixaram quase US$ 630 mil em Goiás. Em 2009, o montante foi de mais de US$ 1 milhão.
Lira ainda destaca que a entrada destes profissionais não é inconveniente algum para a força de trabalho brasileira. Segundo ele, estas pessoas chegam ao Estado já com cargos definidos que, dificilmente, seriam ocupados por brasileiros. É o caso de tradutores ou homens de confiança dos investidores.
A colombiana Cláudia Ximena Santodomingo Torres, de 27 anos, está em Goiás há um mês e veio para trabalhar na tradução de documentários para o 4° Festival de Cinema Perro Loco. Trainee da Aisec Colômbia, ela deve deixar o País em setembro. Porém, esclarece que, caso tenha novas oportunidades, está disposta a retornar ao Brasil. “O que mais gosto em meu trabalho é esta troca cultural e a oportunidade de conhecer culturas totalmente diferentes da minha”, justificou a colombiana.
Dados nacionais
No Brasil, 42.914 estrangeiros deram entraram junto ao MTE no ano passado. Nos seis primeiros de 2010 eles já são 22.188 – crescimento de 18,85% no 1° semestre. Entre estas autorizações 8.244 são para trabalhos a bordo de embarcações; 3.724 para assistência técnica sem vínculo empregatício; 3.270 para artistas e desportistas e 2.532 para assistência técnica, cooperação técnica e transferência de tecnologia. Outras 711 autorizações foram concedidas a administradores, diretores, gerentes e executivos. Foram liberadas também 431 autorizações para investidores entre janeiro e junho deste ano.
O Estado brasileiro que mais recebeu estrangeiros, no ano passado, foi o Rio de Janeiro, com 12.069 autorizações. São Paulo veio em segunda posição, com 6.890, seguido de Minas Gerais e Paraná. Goiás ficou em 14ª posição com 143 estrangeiros. Nos investimentos, Goiás foi o 10º colocado.
Fonte: Jornal O Hoje