Presidentes do Leste Europeu vão receber Alcides
Durante a missão que o Governo de Goiás vai realizar no Leste Europeu, o governador Alcides Rodrigues será recebido pelos presidentes da Ucrânia, República Tcheca e da Bielo-Rússia. A informação foi confirmada hoje durante café da manhã oferecido aos embaixadores no Brasil da Ucrânia, Volodymyr Lakomov, da República Tcheca, Ivan Jancarek, e da Polônia, Jacek Junosza. Os três representantes conversaram com Alcides, falaram das potencialidades e interesses de cada país e receberam como presente um livro sobre a história e economia do Estado.
Pela primeira vez, a Polícia Federal vai integrar uma missão governamental. O delegado Luciano Dornelas vai participar da viagem e tratar do tráfico de seres humanos, ainda grande para estas regiões. Alcides Rodrigues está otimista quanto aos resultados práticos desta missão: “Teremos audiência com presidentes de três países, o que só confirma a seriedade com a qual somos tratados por estas autoridades”. “Temos uma política internacional diferenciada, feita por pessoas sérias e que trabalharam muito para que esta missão seja realizada”, reitera.
Embaixador da Ucrânia, Volodymyr Lakomov disse que acordos para serem firmados com Goiás estão prontos. “Não só na área de fertilizantes, mas também há projetos de importância mundial”, disse. A Ucrânia é o maior país da Europa, composto por 24 províncias, e é o quinto país mais populoso do continente. É grande produtor de fertilizantes. Nitrato de Amônio e ureia são os itens mais exportados para o Brasil.
Embaixador da República Tcheca, Ivan Jancarek disse que a visita do governador será o segundo passo para fortalecer a relação comercial entre Goiás e o País. Em outubro, o secretário da Indústria e Comércio, Luiz Medeiros, esteve na República Tcheca, dando o passo inicial. “República Tcheca é membro da União Europeia, tem localização privilegiada, o que abre o mercado da Europa para Goiás”, explicou. “É um país industrial, mas precisamos de soja e etanol, o que podemos comprar daqui”, acrescentando ainda que negócios no setor de carne e açúcar ainda podem ser firmados.
A comitiva goiana, chefiada pelo governador e formada por secretários de Governo, prefeitos, empresários e pelos reitores da UEG e UFG, deixa o Brasil no sábado, dia 13, e volta no dia 26 de fevereiro. A programação começa pela Polônia, na cidade de Poznan e, em seguida, Varsóvia. No dia 18, está prevista a chegada do grupo em Minsk, capital da Bielo-Rússia, onde ficam até o dia 20. A comitiva segue para Praga, capital da República Tcheca, onde permanece até dia 23. O próximo destino será Kiev, na Ucrânia, onde a missão fica até o dia 25, quando retorna ao Brasil.
Fonte: Goiás Agora