COMTUR faz planejamento para 2010

Realizado no dia 11 de fevereiro, em uma das salas de reunião do Adress West Side Hotel, no Setor Oeste, em Goiânia, o encontro dos membros do COMTUR serviu também para a apresentação de um relatório de iniciativas empreendidas no ano passado e que devem produzir resultados importantes neste ano.
Segundo Euler Morais, já no próximo mês, o ministro do Turismo, Eduardo Barretto deve vir a Goiânia para participar do lançamento do projeto de remodelação total do Parque Mutirama. As obras serão custeadas por antecipação de recursos da ordem de R$ 56 milhões do Prodetur Nacional Goiânia. Além de brinquedos modernos, o Parque Mutirama vai receber também infraestrutrura de acesso e mobilidade, com viaduto ligando os bosques, sob a marginal Botafogo, e piso adequado para passeios.
Outra boa notícia dada por Euler Morais é a conclusão do processo licitatório para contratação de empresa especializada na fixação de placas de indicação de trânsito direcionadas para o turismo. Uma empresa mineira venceu a licitação que prevê a colocação de cerca de 200 placas indicativas, em inglês e português, a partir das vias federais de acesso a Goiânia, informando aos interessados os caminhos mais adequados para se chegar aos atrativos turísticos de Goiânia, a exemplo do Centro Cívico, onde se localiza a maior parte dos prédios estilo art-déco de Goiânia.
No próximo dia 20 de março, a Secretaria de Turismo de Goiânia deve concluir o processo de licitação para o projeto de estudo de mercado cujo objetivo é identificar áreas em que será possível viabilizar a implantação de novos atrativos turísticos. Esse projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) previsto como um dos pré-requisitos do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no âmbito do financiamento vinculado ao Predetur Nacional Goiânia. "Esse estudo vai clarificar a visão de que é possível incluir Goiânia no cenário do turismo como uma capital de lazer e entretenimento, além de consolidá-la como uma capital de turismo de negócios", explicou o presidente do COMTUR.
Ainda em março, segundo Euler Morais, a realização das comemorações de Natal em Goiânia devem passar por licitação. Espera-se encontrar apoio privado para levar as festas natalinas a pelo menos cinco regioões da Cidade, tendo os parques municipais como palco principal dos eventos. A idéia é conseguir patrocínio suficiente para tornar o Natal em Goiânia um atrativo turístico semelhante ao que acontece em cidades como Curitiba, Gramado e São José dos Campos
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia