COMTUR faz planejamento para 2010
Na primeira reunião anual convocada pelo presidente da entidade, Euler Morais, os membros do COMTUR avaliaram o planejamento de atividades e os eventos que podem receber apoio institucional da entidade no ano de 2010. Além disso, os membros do COMTUR ficaram de apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da lei que criou o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Segundo Euler Morais, o Fumtur precisa ter um caráter mais dinâmico para se tornar uma efetiva fonte de recursos para investimentos em projetos de turismo.Realizado no dia 11 de fevereiro, em uma das salas de reunião do Adress West Side Hotel, no Setor Oeste, em Goiânia, o encontro dos membros do COMTUR serviu também para a apresentação de um relatório de iniciativas empreendidas no ano passado e que devem produzir resultados importantes neste ano.
Segundo Euler Morais, já no próximo mês, o ministro do Turismo, Eduardo Barretto deve vir a Goiânia para participar do lançamento do projeto de remodelação total do Parque Mutirama. As obras serão custeadas por antecipação de recursos da ordem de R$ 56 milhões do Prodetur Nacional Goiânia. Além de brinquedos modernos, o Parque Mutirama vai receber também infraestrutrura de acesso e mobilidade, com viaduto ligando os bosques, sob a marginal Botafogo, e piso adequado para passeios.
Outra boa notícia dada por Euler Morais é a conclusão do processo licitatório para contratação de empresa especializada na fixação de placas de indicação de trânsito direcionadas para o turismo. Uma empresa mineira venceu a licitação que prevê a colocação de cerca de 200 placas indicativas, em inglês e português, a partir das vias federais de acesso a Goiânia, informando aos interessados os caminhos mais adequados para se chegar aos atrativos turísticos de Goiânia, a exemplo do Centro Cívico, onde se localiza a maior parte dos prédios estilo art-déco de Goiânia.
No próximo dia 20 de março, a Secretaria de Turismo de Goiânia deve concluir o processo de licitação para o projeto de estudo de mercado cujo objetivo é identificar áreas em que será possível viabilizar a implantação de novos atrativos turísticos. Esse projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) previsto como um dos pré-requisitos do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no âmbito do financiamento vinculado ao Predetur Nacional Goiânia. "Esse estudo vai clarificar a visão de que é possível incluir Goiânia no cenário do turismo como uma capital de lazer e entretenimento, além de consolidá-la como uma capital de turismo de negócios", explicou o presidente do COMTUR.
Ainda em março, segundo Euler Morais, a realização das comemorações de Natal em Goiânia devem passar por licitação. Espera-se encontrar apoio privado para levar as festas natalinas a pelo menos cinco regioões da Cidade, tendo os parques municipais como palco principal dos eventos. A idéia é conseguir patrocínio suficiente para tornar o Natal em Goiânia um atrativo turístico semelhante ao que acontece em cidades como Curitiba, Gramado e São José dos Campos
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia