Reforma das placas de viaduto na Avenida 85, em Goiânia, ainda não foi feita

21:56 0 Comments A+ a-


Após anúncio de revitalização do revestimento da estrutura dos viadutos na Avenida 85, objetos mais estragados foram retirados pelo Paço, mas ainda não foram repostos

Os cartões-postais de Goiânia ao longo da Avenida 85 continuam sem poder aparecer bem nas fotos que mostram a cidade, mesmo 52 dias após o anúncio da Prefeitura de que os dois viadutos teriam os revestimentos de placas metálicas revitalizados. No dia 25 de abril, O POPULAR publicou que tanto a trincheira na Praça do Ratinho denominada Viaduto Latiff Sebba quanto a obra na Praça do Chafariz, o Viaduto João Alves de Queiroz, traziam risco à população já que diversas placas estavam soltas e poderiam cair ou provocar acidentes. Na mesma data, a Prefeitura anunciou que realizaria a revitalização dos dois viadutos. O prazo para toda a reforma foi estimado em até 60 dias.

Já no final de semana seguinte, no dia 30 de abril, os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) iniciaram o que parecia ser uma ação efetiva da gestão goianiense. As placas com risco iminente de cair foram retiradas, o que inclusive limpou o nome do viaduto na Praça no Ratinho no sentido da Região Sul para o Centro. Ao todo, mais de 130 placas foram retiradas dos dois viadutos. Em pouco tempo, no entanto, já é possível verificar objetos que se movem com a ação do vento ou passagem dos veículos.

Na Praça do Ratinho, por exemplo, cerca de 75 placas foram retiradas e é possível ver as ferragens que seguram a estrutura e o concreto da obra, mas há problemas no teto do local, visível por motoristas e passageiros que passam pela via, continuando pela Avenida 85. Já na Praça do Chafariz, cerca de 55 placas foram retiradas na ação do Paço Municipal, mas já há pelo menos sete cujas bases estão se soltando, especialmente na parte alta que protege a via contínua da Avenida T-63, acima da praça. Além disso, há pichações na maioria das placas e a jardinagem nas duas praças, apesar da grama baixa, já não possui flores e a vegetação tem aparência degrada.

Depois que as placas foram retiradas no final de abril, não houve mais nenhuma ação do Paço para adiantar a reforma nos viadutos. À época, o Paço informou que realizaria uma licitação para a aquisição das placas necessárias para a troca daquelas que foram retiradas. Ainda seria necessária uma limpeza ou pintura metálica nos objetos para igualar o revestimento. Em razão da imponência dos viadutos, principalmente pelas estruturas elevadas, as obras sempre são utilizadas para retratar a cidade e, por isso, há a necessidade até mesmo turística e urbana de revitalizar os locais.

O Paço Municipal, em nota, informou “que está finalizando a tomada de preços para aquisição de 200 novas placas que serão utilizadas no lugar das que foram retiradas”. A intenção da aquisição é que se possa ter objetos em número suficiente para possíveis novas trocas, quando as placas atuais sofrerem danos. “A Seinfra lembra ainda que a revitalização das duas praças com a troca de luminárias, jardinagem, pintura, letreiro e a reposição das placas, continua dentro do cronograma de 60 dias”, completa.

O processo de tomada de preços, que é a modalidade escolhida pela administração para a aquisição das placas, é mais rápido do que os pregões. Isso porque se trata de um meio de apenas adquirir objetos, de modo que o preço mais baixo pelo mesmo elemento, nas características descritas pelo edital do processo, vence. Assim, há poucos meios de contestação administrativa e judicial.

Em entrevista ao POPULAR no último dia 6, o secretário da Seinfra, Dolzonan da Cunha Mattos, confirmou que a intenção da administração era realizar a licitação para a aquisição de placas, que seriam um total de 126 unidades. Ele lembrou ainda que as placas apresentam apenas um efeito estético nas obras de arte, não pertencendo à estrutura que sustenta os viadutos. “As placas que estavam danificadas, que corriam o risco de serem soltas, nós retiramos, e então não vamos ter problemas de trafegabilidade”, disse ele, à época. O secretário ressaltou ainda que haveria também a possibilidade de modificar o revestimento das placas para alguma alternativa de menor custo, mas isso teria de ser conversado e resolvido pelo prefeito Iris Rezende (MDB).

Estrutura vai receber lâmpadas de LED

As estruturas dos viadutos da Avenida 85, tanto da Praça do Ratinho quanto da Praça do Chafariz, que ficam acima das obras também deverão passar por revitalização nos próximos meses. Os locais devem receber lâmpadas do tipo LED para a iluminação que mudarão de cor a cada data comemorativa. Essa situação já ocorre atualmente, mas é necessária uma modificação manual nas estruturas, o que, com a mudança, será mais fácil e rápido. 

Na Praça do Ratinho, as três pontas metálicas representam as regiões para onde Goiânia, historicamente, cresceu, sendo Leste, Oeste e Sul. Trata-se de três pirâmides com 56 metros de altura cada uma. Nelas, ficam doze refletores externos e oito internos, que produzem os efeitos luminosos em datas comemorativas.

Já na Praça do Chafariz, são apenas duas pontas, com a altura de 64,53 metros cada, representando a ponteira de uma bússola. Logo, as pontas apontam para a Região Norte da cidade, o que fica mais visível para os motoristas que trafegam pela Avenida 85 no sentido Setor Bueno e Bela Vista para a Praça Cívica, no Centro da capital. Ele também possui refletores internos e externos que ficam iluminados a noite e podem ter as cores das luzes alteradas em datas comemorativas, o que é menos comum do que na Praça do Ratinho. Em ambos, no entanto, o Paço apaga as luzes no dia da Hora do Planeta, em que se conscientiza sobre o aquecimento global.