Aparecida de Goiânia testa caminhão varredor de rua

13:07 0 Comments A+ a-



Prefeitura diz que equipamento foi cedido por 15 dias para testes

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia começou, na tarde de ontem, a fazer os testes com um caminhão de varrição. A experiência é prevista para durar 15 dias. O modelo Jhonston VT-651 deve atuar auxiliando o serviço dos trabalhadores urbanos na limpeza das principais ruas da cidade.

O veículo, fornecido por uma empresa sediada na capital, especializada em serviços de gerenciamento de resíduos, possui duas vassouras laterais que giram entre 1.200 e 2.000 rotações por minuto. De acordo com o fabricante, esta flexibilidade é para permitir a operação em diferentes ambientes urbanos.

De acordo com a dona do equipamento, além de varrer, o caminhão pode ser utilizado para sugar, coletar resíduos e lavar as ruas.

Outra possibilidade de uso do equipamento é a lavagem de fachadas, com o uso de uma mangueira que emite um jato de água com pressão de até 1.900 libras.

Existem três possibilidades de varrição, com a vassoura direita ou esquerda, possibilitando alcançar uma largura de até 2,40 metros, ou ainda com varrição simultânea. Neste caso, o equipamento limpa espaços com até 3,6 metros de largura.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Fábio Passaglia, acredita que o caminhão de varrição irá proporcionar maior agilidade nos serviços de limpeza. “A expectativa é que o equipamento, em forma de teste, venha inovar e implementar uma nova prática de limpeza urbana em Aparecida”.

O caminhão tem capacidade para higienizar entre 4 e 6 quilômetros por hora, dependendo do tipo de sujeira na rua. A máquina poderá operar até 24h por dia. Desta forma, a estimativa da empresa fabricante do equipamento de varrição é que sejam limpos até 90 quilômetros em um dia.

Poeira

Uma estrutura de 16 dissipadores de água umidifica a via antes que a vassoura passe pelo local. O reservatório de água do veículo pode armazenar até 1.400 litros de água.

O representante da Ambiental Representação, proprietária da máquina de varrição de rua, Rodrigo Abrantes, esteve presente no início dos testes, que segundo ele, são um avanço na limpeza urbana. “O caminhão fará varrição, lavagem de fachada de prédios públicos, limpeza de bueiros e capinadeira – capina de matos nas beiras de meio-fio”, completou. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que o aluguel dos 15 dias do período de testes do equipamento foram cedidos ao município sem custos pela dona do caminhão.