Após 16 anos em obras, novo Hospital das Clínicas deve ficar pronto em 2018

19:37 0 Comments A+ a-



Emendas parlamentares empenhadas garantirão conclusão da unidade, diz reitor da UFG

Em café da manhã com parlamentares de Goiás nesta segunda-feira (2/10), o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, anunciou que os recursos para a conclusão do novo Hospital das Clínicas (HC) já foram empenhados.

Com isso, será possível finalizar as obras, que se arrastam há 15 anos e sofreram paralisações neste ano por falta de pagamento às construtoras.

“As emendas [de bancada] é que estão viabilizando a construção do hospital. A previsão é que se encerre no final do ano que vem, temos todos os recursos empenhados, ou seja não há mais problemas orçamentários, obra totalmente licitada e agora é o tempo de execução. Há duas empresas trabalhando”, explicou em coletiva de imprensa.

Desde 2002, quando foi iniciada, o novo HC foi orçado em R$ 150 milhões, sendo apenas R$ 30 milhões do governo federal, por meio do Ministério da Saúde. “Será o maior hospital universitário do país e garantirá atendimento gratuito a goianienses e goianos”, concluiu.

Histórico

A conclusão do novo prédio do HC estava prevista para novembro de 2018, mas as paralisações ocorridas neste ano afetaram o cronograma — a expectativa é que seja em dezembro.

A nova unidade está sendo construída na mesma quadra da atual sede e será o maior hospital de uma universidade federal brasileira, com 20 andares e 600 leitos, dobrando a capacidade atual.

O novo HC terá, ainda, um andar destinado somente à maternidade, com capacidade de atendimento a gestantes de alto risco, equipado com UTI neonatal e centro obstétrico. Outro andar será exclusivo para a internação de pacientes transplantados, e outros dez pavimentos vão abrigar centros cirúrgicos, UTI e estruturas de apoio ao funcionamento da unidade.