Não há previsão para retomada das obras do BRT

22:09 0 Comments A+ a-


Após mais de três meses de paralização nas obras do BRT, ainda não há uma previsão para sua retomada. As obras foram paralisadas após suspeitas de irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Foi identificado que há sobrepreço em alguns itens. 

Em entrevista ao Diário de Goiás, o secretário de Infraestrutura, Fernando Cozetti afirmou que apesar de não ter expectativas de retomada de obras, a prefeitura está empenhada em solucionar o problema o mais rápido possível. “Já fizemos algumas medidas paliativas para poder destravar o trânsito na região, mas ainda não temos definição da data do retorno das obras”, afirmou.

O secretário também afirma que estão sendo realizadas diversas tratativas. “Já temos os relatórios finais do CGU, do TCU, mas ainda estamos fazendo uma proposta final para apresentação na Caixa Econômica Federal”, contou.

O BRT Norte-Sul

O Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul é a maior obra de mobilidade urbana de Goiânia desde a década de 80.  A expectativa é que o corredor beneficie mais de 120 mil pessoas por dia, atendendo 148 bairros de Goiânia e Aparecida. Além disso, quando entregue, o sistema vai operar com 93 ônibus em quatro linhas, circulando na velocidade estimada de 28 km/h, o dobro da velocidade atual. Ao todo, serão 39 plataformas de embarque e desembarque, além de seis terminais.

A obra, segundo a CEF, está orçada em R$ 240 milhões. Deste montante, 22% já foram repassados pelo Governo Federal via Ministério das Cidades e recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).


Ensino Superior: Trindade terá faculdade de medicina a partir de 2018

22:05 0 Comments A+ a-


Curso será aberto na unidade do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e oferecerá 60 vagas

O Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) oferecerá, a partir de 2018, três novos cursos na unidade de Trindade: educação física, direito e medicina. O anúncio foi feito na última terça-feira (24/10), durante reunião com o prefeito Jânio Darrot (PSDB).

Segundo a servidora Claudia Clemen, uma das articuladoras para a abertura dos novos cursos, o vestibular será realizado na terceira semana de janeiro e as aulas devem começar ainda no primeiro semestre (para os cursos de educação física e direito). Para o curso de medicina, serão 60 vagas ao todo, com início previsto para o segundo semestre.

A reitora da Unifimes, Rita de Fátima, declarou muito entusiasmo e disse que a unidade em Trindade tem tudo para se transformar em um campus. Jânio Darrot destacou a valorização da região Leste com a implantação da Unifimes. “Trindade possui ótimas faculdades e possibilidades de qualificação superior. Este curso de Medicina colabora com a missão do município de ser também, referência em educação”, comemorou


Prefeitura inaugura obras do Parque Macambira Anicuns

22:02 0 Comments A+ a-


Inaugurações fazem parte das comemorações do aniversário de Goiânia

Novos trechos do Parque Macambira Anicuns foram inaugurados na manhã desta sexta-feira, 20, pela Prefeitura de Goiânia. A solenidade contou com a presença do prefeito Iris Rezende e faz parte das ações que marcam o aniversário da Capital.

O prefeito explicou que assinou o projeto em 2009 e destacou que o Macambira Anicuns se trata de um dos mais belos e importantes parques da cidade. “Dentre os vários parques que temos, este é um dos mais belos e importantes. Estamos investindo na cidade para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores”, afirmou. 

Foram inaugurados dois blocos (trechos compreendidos entre as avenidas Parque e Trieste, no Setor Village Veneza, Alameda Santa Rita no Setor Novo Horizonte e Avenida Milão, na confluência com o Parque Municipal Bernardo Élis e entre a Avenida César Lattes, no Setor Novo Horizonte, onde se localiza o Núcleo Socioambiental).

Em seguida, foram entregues à população o Parque de Vizinhança 4, localizado no Residencial Aquarius, e o conjunto de obras dos blocos compreendidos entre a Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, no Setor Vila Boa, e a Avenida Domiciano Peixoto, no Setor Cachoeira Dourada.

O coordenador executivo do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), Flávio Máximo, destacou que nesta primeira fase foram investidos R$ 120 milhões de dólares nos 6,6 quilômetros do projeto que os recursos para as próximas fases serão levantados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Vamos, nos próximos dias, apresentar a carta de intenção ao Ministério do Planejamento para iniciar as próximas etapas do projeto, mas as chances de autorização são muito altas por já sermos mutuários”, afirmou.

Estimado em 24 km de extensão, o Parque Linear foi dividido em 11 setores estratégicos de obras, de acordo com a configuração dos cursos d’água e existência de vias transversais. Por sua vez, esses trechos de obras foram subdivididos em blocos para melhor condução dos trabalhos e acompanhamento físico-financeiro das intervenções. Nesta primeira etapa, o conjunto prevê a execução do PAM, que já foi implantado, e os Setores 1, 2 e 3, do Parque Linear Macambira.

As etapas entregues fazem parte dos Setores 2 e 3 do Parque Linear e incluíram diversas intervenções. No Setor 2 foi construído um Parque de Vizinhança (Residencial Aquárius), que é uma espécie de complexo esportivo com quadras poliesportivas, quadra de areia, parque infantil, pistas de ciclismo e caminhada, além de estares para lazer e convivência da comunidade. 

Já no Setor 3 foi implantado um Núcleo Socioambiental, no Bairro Novo Horizonte, que conta com salas multifuncionais onde a comunidade poderá participar de cursos e capacitações e ainda um auditório, para a realização de reuniões e diversas atividades artísticas e culturais.

Além da construção desses espaços, foram executadas ações de proteção de margens, plantio de mudas nativas nas áreas de preservação permanente (APPs), abertura de vias perimétricas ao parque, implantação de pistas de ciclismo e caminhada, entre outras.

Com a entrega desses novos trechos, o Programa atinge 97% do escopo de obras da primeira etapa, sendo que o único trecho que ainda não recebeu intervenções situa-se no final do Setor 1 (Bloco 5), cuja ordem de serviço não foi emitida em razão de judicialização de processos de desapropriação.

O Programa
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e prevê a criação do Parque Linear Macambira Anicuns, com 24 quilômetros e abrangência em 132 bairros da Capital e dois Parques Ambientais Urbanos. Um na área de cabeceira do córrego Macambira – o Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, e outro em áreas adjacentes ao Ribeirão Anicuns – o Parque Urbano da Pedreira, face oeste da Região do Morro do Mendanha.

O Parque Linear e o Parque Ambiental Macambira (PAM) serão margeados por quase 50 km de pistas de caminhada e ciclismo. Com a construção das pistas e dos demais equipamentos de esporte e lazer, o objetivo é beneficiar, de forma direta, mais de 350 mil pessoas com estímulo ao lazer, à prática esportiva e à saúde preventiva, além de melhorar a mobilidade urbana nas regiões abrangidas pelo Parque.

A primeira etapa licitada contempla mais de 15 km de pistas de ciclismo, em ambas as margens do Córrego Macambira, ao longo dos três setores de obras, bem como no contorno do PAM e do PV-2, que já foram implantados. Também estão sendo implantados bicicletários em pontos estratégicos dos parques, sendo que nesse trecho licitado haverá a implantação de 27 bicicletários no total.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo
Fotos: Jackson Rodrigues


Boletim Epidemiológico constata aumento de 453% de casos de sífilis em Goiás

21:58 0 Comments A+ a-


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), divulga o boletim Boletim Epidemiológico da Sífilis, publicação técnica da Coordenação Estadual de IST/Aids, com os dados do Estado de Goiás notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita, atualizados em série histórica até 30/06/2017, e detalhados segundo variáveis selecionadas. Confira o boletim na íntegra aqui.

Os dados são preocupantes e a SES lança uma campanha de mídia para orientar a população para o uso de preservativos e sexo seguro, além de informações sobre o tratamento em tempo oportuno, o que evita a propagação da doença. Apesar de todo o trabalho de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e de incentivo ao pré-natal desenvolvido pela SES-GO, de 2013 a 2016 constatou-se aumento de 453% de sífilis adquirida, 31% de sífilis em gestantes e 107% de sífilis congênita.

No dia 21 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de combate a Sífilis, que ocorre no terceiro sábado do mês de outubro, e uma mobilização de cunho educativo será realizada por técnicos da SES-GO no dia 19 de outubro no Buriti Shopping, na Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia, das 10 às 6hs.

O combate à sífilis tem mobilizado na SES-GO as seguintes ações: capacitação em testagem rápida para sífilis na atenção básica e nas maternidades visando o diagnóstico oportuno; capacitação no manejo clínico da sífilis para as regiões de saúde e instituição do comitê estadual de investigação de transmissão vertical de sífilis. Dentre as causas do aumento estão, por exemplo, falhas no pré-natal, falta de adesão ao tratamento especialmente por parte dos parceiros homens, diagnóstico tardio ou tratamento inadequado.

Contagiosa

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, contagiosa, caracterizada por cancros ou lesões nas regiões genitais e que pode apresentar sintomas variáveis e graus de gravidade, conforme a exposição de cada indivíduo. É causada pela bactéria Treponema pallidum que tanto pode ficar latente no organismo -sem muitos sintomas- como também, nas pessoas reinfestadas, levar a quadros mais graves de adoecimento.

A doença pode ser transmitida pela gestação da mãe ao filho, com sérias repercussões à saúde das crianças com ocorrência de consequências como cegueira, má formações, microcefalia. Por outro lado, a sífilis tem cura e tratamento, desde que o diagnóstico seja feito o quanto antes e os parceiros envolvidos sejam tratados.

Assessoria de Comunicação da SES

Fonte: Goiás Agora

Furto de celular aumenta 85,5% em Goiânia; veja as regiões onde mais se roubam aparelhos na capital

21:55 0 Comments A+ a-


Estatísticas mostram crescimento de 4,7% nos roubos (quando há ameaça à vítima) dos aparelhos. Polícia destaca importância do registro da ocorrência para estratégias preventivas

Furto de celular aumenta 85,5% em Goiânia; veja as regiões onde mais se roubam aparelhos na capital. Estatísticas mostram crescimento de 4,7% nos roubos (quando há ameaça à vítima) dos aparelhos. Polícia destaca importância do registro da ocorrência para estratégias preventivas Os registros de ocorrências de furto e roubo de celulares aumentaram em Goiânia. Comparando os nove primeiros meses de 2016 com 2017, os casos de furto saltaram 85,5%. No mesmo período, os números de roubo subiram 4,7%. Os dados mostram que aparelho é cada vez mais objeto de desejo dos criminosos, em atos que podem terminar de forma trágica, como ocorreu na manhã deste sábado (12) com o aposentado Sebastião Alves Coutinho, de 66 anos, morto a poucos metros do prédio onde morava, no Setor Leste Vila Nova.

Os motivos são diversos, segundo autoridades de segurança pública. Vão desde o maior número de pessoas com equipamentos mais caros em mãos e o fato dos celulares serem comercializados no mercado ilegal, como forma de pagamento de dívidas e drogas.

Delegada titular da Central de Flagrantes da Polícia Civil, Tatiana Barbosa entende que mais pessoas procuram a polícia quando o aparelho é levado junto com outros objetos e documentos. “Mas também tem mais gente que faz o seguro do aparelho ou outras que nos procuram para pedir ajuda no bloqueio da linha.”

Subnotificação
A delegada admite que essa é uma estatística subnotificada. “Temos certeza de que muita gente deixa pra lá, não busca uma delegacia. E isso é ruim para definição de estratégias de segurança da cidade.”
Para a delegada, não existe um perfil da vítima, mas ela destaca que os horários e locais mais comuns dos registros de furtos são durante a noite e com grande movimento. “Festas, shows, pontos de ônibus, dentro do transporte coletivo são alguns exemplos. Mas existem vários outros”, pontua.
Tatiana afirma que os criminosos se aproveitam da desatenção das vítimas para agir. “O criminoso age quando vê a oportunidade. Ele entra num ônibus, por exemplo, e observa as bolsas abertas, os aparelhos nos bolsos. Em uma oportunidade, pega e vai embora.”

Por isso, ela diz que é necessário estar atento. “Claro que existe a situação do roubo, quando o bandido te aborda, ameaça e leva o aparelho. Nesses casos, a orientação é não reagir. Mas no caso do furto, a dica é ficar atento para pessoas que se aproximam demais”, explica.

A delegada informa que as vítimas que procuram a delegacia têm apoio para bloquear a linha e do chip e a investigação pode terminar com o aparelho de volta. O registro também pode ser feito pelo site da Polícia Civil.

Reincidência
O advogado Lucas Montagnini, de 25 anos, foi assaltado duas vezes esse ano. Nas duas ocasiões ele chegava em casa quando foi abordado. Na primeira vez, dois rapazes com um facão o abordaram e pediram o aparelho, que era bloqueado. Pediram para que fizesse o desbloqueio e o ameaçaram. Na segunda situação, um homem com um revólver levou seu smartphone. “Tinha um outro comparsa que o aguardava em um carro. Eu não reagi e tive que comprar outro aparelho”, diz. Desde então o advogado evita sair com o telefone ou usar o aparelho na rua. Nas duas vezes eram aparelhos caros. Agora, optou por um modelo de valor mediano.

Capitão da Polícia Militar, Euler Filho diz que o mercado ilegal para comércio dos produtos furtados e roubados fomenta esse tipo de crime. “A venda e a troca dos celulares, inclusive por drogas, é muito fácil. Os bandidos sabem que existem pessoas para receber esse produto, tem quem vai repassar e tem até o traficante que recebe aparelhos como pagamento da dívida.” Para o militar, é necessário que esse tipo de mercado seja combatido.

Euler Filho concorda com a delegada da Polícia Civil e diz que a desatenção das pessoas é o principal atrativo para o ladrão. “A gente sempre vê pessoas falando ao telefone enquanto andam na rua sem estar atento ao que acontece ao redor, o mesmo a gente pode ver dentro dos carros. Além da infração de trânsito, a pessoa está mostrando o aparelho que tem, mostrando que está desatenta.”

A recepcionista Carolina Alcântara Duarte de Moraes, de 28 anos, entrou para a estatística em setembro do ano passado. Ela estava com a mãe esperando o ônibus no Parque Industrial João Braz quando dois homens chegaram em uma motocicleta. “Um deles deu um sorriso largo e disso bom dia. Como eu não os conhecia, fiquei calada. Logo depois um deles anunciou o assalto. Levaram nossos celulares e minha bolsa, com dinheiro e documentos.”

A recepcionista, que estava grávida quando foi assaltada, registrou ocorrência na delegacia. Ela não usa mais o transporte coletivo, mas se lembra que ficou com medo de esperar por ônibus em qualquer ponto. “Não tinha mais coragem de ficar esperando, fosse sozinha ou acompanhada”, relata. Ela ainda tenta retirar a segunda via de muitos documentos levados no assalto.

Ocorrências pulverizadas
Os dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO) mostram que os aumentos gerais dos dados de furtos e roubos ocorreram porque houve pulverização das ocorrências. Muitos bairros que não tinham registros anteriores, passaram a ter em 2017. Um dos casos é Jardim Primavera. Em 2016 foi apenas um caso de furto registrado. Já os registros de roubo subiram de 9 para 17. No Recanto das Minas Gerais foram 5 casos de furto em 2016 e 3 em 2017. Já os registros de roubo foram bem superiores; 36 em 2016 e 29 este ano.

Vários bairros aparecem na lista sem qualquer registro. O capitão da PM, Euler Filho, diz que o motivo pode estar ligado à falta de acesso às delegacias. “Nas regiões centrais, por maior acesso às delegacias, mais pessoas procuram a polícia.”

Registro é essencial
Na lista dos bairros com mais de 50 registros de furto de celular em 2017, os setores Leste Vila Nova, Guanabara, Balneário Meia Ponte, Urias Magalhães e Setor Oeste não apareciam na lista de 2016 com essa quantidade de furtos. Para o capitão da Polícia Militar, Euler Filho, esse é um crime que acontece em qualquer lugar. “Sabemos que é um crime subnotificado. Poucas pessoas procuram a delegacia ou os policiais militares para pedir ajuda ou para registrar ocorrência. Mas destaco que isso é muito importante.”

O capitão ressalta que o trabalho preventivo e ostensivo da PM é realizado, também, com base nas estatísticas das ocorrências. “Se não temos essa realidade, muitas das nossas ações podem estar sendo focadas em lugares errados. Claro que temos outros meios de definir nossas estratégias de ações, mas o registro das ocorrências é fundamental para que nosso trabalho tenha efetividade nas decisões de quando e onde as viaturas deverão atuar, por exemplo.”

A delegada titular da Central de Flagrantes, Tatiana Barbosa, diz que se em um mês ou no outro não houve registro em determinados bairros, não significa que não houve ocorrência desse tipo. “Sabemos que muitas pessoas não procuram a polícia por diversos motivos, mas é muito importante que toda ocorrência seja informada”, explica. Para Tatiana, esse é um tipo de crime que tem aumentado pela facilidade da prática. “Não é tão fácil recuperar o aparelho. Por isso, quando a pessoa tem um rastreador pode facilitar.”


Goiás apresenta projeto do trem-bala Goiânia-Brasília a investidores espanhóis

17:25 0 Comments A+ a-


O governador Marconi Perillo apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 23, para investidores da Espanha o projeto do trem de alta velocidade Goiânia-Brasília, durante reunião na Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), em Madrid. Acompanhado do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, Marconi demonstrou a viabilidade econômica do projeto, destacando que o trem vai atravessar, entre Goiás e o Distrito Federal, uma região formada por 10 milhões de consumidores, com taxas de crescimento acima da média do Brasil.

Representantes dos governos do Brasil e da Espanha endossaram a apresentação do governador e do presidente da ANTT, destacando que o país europeu vem fazendo grandes investimentos em suas linhas de trem de alta velocidade e que a linha Goiânia-Brasília, com 200 quilômetros de extensão, é uma excelente oportunidade de investimento. Marconi disse que a meta é licitar o projeto executivo do trem já em novembro deste ano e a obra de implantação em 2018. A ANTT já concluiu o Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (EVTEA) e estima em R$ 9,5 bilhões o investimento total de implantação do trem, que terá seis estações (Brasília, Samambaia, Alexânia, Abadiânia, Anápolis e Goiânia).

“O trem Goiânia-Brasília será o primeiro de alta velocidade ligando duas capitais brasileiras, englobando uma região formada por 10 milhões de consumidores, que cresce acima da média do País e tem potencial para se desenvolver ainda mais nos próximos anos”, disse Marconi durante a reunião de trabalho na CEOE. “Em 2018 o projeto poderá ser licitado e as obras serão iniciadas”, disse. O governador destacou a parceria entre o Governo de Goiás e a ANTT e afirmou que o EVTEA é resultado de um minucioso estudo sobre a viabilidade econômico-financeira do trem.

O presidente da ANTT, Jorge Bastos, disse que o encontro com os investidores espanhóis deixou claro o interesse do país europeu pelo projeto do trem de passageiros. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. O governo espanhol, na Europa, foi o último a investir muito na tecnologia de alta velocidade e eles têm uma expertise muito grande no setor”, disse. “Os investimentos aqui na Espanha já se reduziram, eles já fizeram a maior parte desses investimentos, então o momento é muito propício para a apresentação do projeto brasileiro”, disse.

Os resultados da gestão do governador Marconi Perillo em Goiás foram citados pelas autoridades brasileiras presentes no encontro na CEOE para reforçar a confiabilidade da proposta de parceria para a implantação do trem, com participação do governo do Distrito Federal. O embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, destacou trabalho de Marconi e afirmou que os planos executados pelo governador foram fundamentais para movimentar a economia do Estado.

“O governador Marconi Perillo está em seu quarto mandato e liderou uma série de planos e ações que mudaram a economia de Goiás”, disse o embaixador, destacando as taxas de crescimento da economia goiana nas gestões do governador. Segundo o embaixador, a ação do governo estadual sob o comando de Marconi mostra “o apoio contínuo da administração para o desenvolvimento de todos os setores”.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, José Gasset, disse que o governador Marconi Perillo é “um amigo do governo da Espanha” e “um grande conhecedor do Brasil, de suas potencialidades e desafios”. Gasset destacou que a economia brasileira está em recuperação e que Goiás “é um Estado com excelentes oportunidades de investimentos para os investidores espanhóis interessados em ampliar seus investimentos na América Latina e no Brasil.

O vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da CEOE, Julian Nuñes, destacou as potencialidades da economia de Goiás. “O PIB de Goiás apresenta uma taxa de crescimento acima da média do Brasil. No último trimestre, o Produto Interno Bruto de Goiás cresceu quatro vezes mais que o nacional, confirmando a tendência de forte expansão da economia do Estado”, disse Gasset.

O custo para a implantação do trem Goiânia-Brasília é de R$ 9,5 bilhões, dos quais, segundo o EVTEA, R$ 7,5 bilhões virão da iniciativa privada e R$ 2 bilhões serão divididos entre os Governos de Goiás, do Distrito Federal e da União. Para esse estudo de viabilidade, a modalidade de contrato é uma Parceria Público-Privada (PPP) com o período de concessão de 33 anos, sendo que as obras ocorrerão nos três primeiros anos e a operação nos 30 anos seguintes.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás


Goiânia cresce e se torna 3º maior cidade para Buenos Aires

17:18 0 Comments A+ a-


São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia. Esses são os três atuais maiores cidades brasileiras emissoras para Buenos Aires. Quem pensou em Porto Alegre ou Florianópolis, dada a proximidade geográfica com a capital argentina, enganou-se.

O Estado do Centro-Oeste, que tem em Goiânia a maior concentração do envio de turistas, tem se destacado em 2017, como apontou a gerente operacional de Capacitação Turística do Ente do Turismo de Buenos Aires, María Laura Pierini.

Após passar por Belo Horizonte em abril, o evento Conheça Buenos Aires, organizado pela PANROTAS e com a participação da Azul, desembarcou na noite de hoje na capital goiana, onde reuniu cerca de 50 agentes de viagens e operadores para um encontro de capacitação sobre o destino. Nas conversas entre os profissionais na sala de eventos do Castro’s Park Hotel era falado e ouvido que o destino dos hermanos é vendido com destaque por uma boa parcela deles, apontou María Laura.

Em uma apresentação de cerca de 20 minutos, a executiva apresentou os diferenciais e as novidades ao trade goiano. Para a diretora da MC, Marcela Cuesta, ex-Inprotur, o consumidor daqui se diferencia por um motivo.

“O governo argentino não tem um estudo específico por Estado ainda. Mas posso dizer que eles [os goianos] que vão para Buenos Aires têm um poder aquisitivo alto. Enquanto em São Paulo e no Rio de Janeiro vão pessoas com mais dinheiro e da classe média, aqui [em Goiás] é diferente. Logo, o tíquete médio é maior também”, avaliou.

DESEMPENHO BRASILEIRO

O mercado brasileiro tem se destacado ao longo deste ano para a Argentina, em especial para Buenos Aires.

Os dados atualizados de julho totalizam a chegada de quase 159 mil estrangeiros pelos principais portões de entrada do país, os aeroportos de Buenos Aires e Aeroparque.

Após um 2016 considerado desastroso, com quedas de dois dígitos, o retorno às viagens internacionais para os vizinhos Argentinos vem com todo fôlego. "Acreditamos que essa volta se dá pela saída aos poucos da crise, a melhora da economia e o dólar estável", elencou María Laura.

No sétimo mês do ano, mais de 65 mil brasileiros desembarcaram em Buenos Aires por vias aéreas, consolidando a liderança na emissão de viajantes. De acordo com o escritório portenho, o Brasil impulsiona o crescimento do turismo internacional no destino, com alta de superior a 27% no acumulado de janeiro a julho, com 288,6 mil.

Chile e Uruguai aparecem com 102 mil e 20,7 mil turistas, respectivamente, que chegaram pelos aeroportos. Curiosamente, o Brasil tem mais visitantes que toda a Europa (221 mil), Estados Unidos e Canadá (135 mil) e o restante da América (78 mil), segundo a medição da Ente de Turismo.

Fonte: PANROTAS

Goiânia 84 anos: Conheça oito curiosidades sobre Goiânia

17:14 0 Comments A+ a-


Fundada no dia 24 de outubro de 1933, Goiânia celebra nesta terça-feira (24/10) seus 84 anos. Apesar de ser considerada uma jovenzinha diante das centenárias cidades brasileiras, a capital goiana também guarda suas histórias e peculiaridades.

E para comemorar mais um aniversário da nossa cidade, o jornal A Redação preparou uma lista com oito curiosidades sobre Goiânia. Entrevistamos o historiador Wolney Unes para falar um pouco mais sobre a aniversariante de hoje.

Vamos começar pela escolha do nome da cidade. Muitos não sabem, mas Goiânia quase foi batizada de 'Petrônia' em homenagem ao fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira.

1 - Segundo o historiador, assim que foi anunciada a mudança da capital goiana (que antes era a Cidade de Goiás), o jornal O Social, da Cidade de Goiás, promoveu um concurso para a escolha do nome da nova capital. Vários leitores mandaram sugestões, dentre elas Petrônia, Petrópolis e Goiânia. O voto popular escolheu Petrônia, mas o governador Pedro Ludovico não concordou com a homenagem e optou por Goiânia.

"O nome Goiânia foi sugerido por uma pessoa com pseudônimo de Caramuru da Silva Brasil. Mais tarde, descobriu-se que o Caramuru era o professor do Colégio Lyceu, Alfredo de Castro", explicou.

2 - Sobre o Monumento das Três Raças, localizado na Praça Cívica, Centro de Goiânia, Wolney Unes explica que o local onde foi colocado o monumento é o ponto exato das confluências das avenidas Araguaia, Tocantins e Goiás.



"O monumento foi idealizado pela artista plástica Neusa Moraes e representa as três figuras que ajudaram na construção de Goiânia: o africano, o índio e o branco (português). No projeto inicial de Goiânia já havia a previsão de um monumento naquele local", disse.

3 - A Praça do Cruzeiro, no Setor Sul, é o local onde foi realizada a primeira missa campal da capital. Ali era para ser construída a Catedral de Goiânia. "Na década de 30 foi colocado um Cruzeiro na praça, demarcando que ali seria construída a Catedral. Com o tempo, abandonou-se o projeto por achar que a praça ficaria muito longe do centro da cidade. O setor Sul só surgiu na década de 50", explicou o historiador.



4 - Com uma réplica do Avião 14 Bis no centro da Praça do Avião, o setor Aeroporto recebeu esse nome porque ali funcionou o aeroporto de Goiânia dos anos 30 até o final dos anos 50.



"Ainda hoje existe a torre de controle aéreo e a casa usada como terminal de embarque e desembarque de passageiros. É parte da história da capital", disse o historiador.

5 - Ao jornal A Redação, Wolney Unes revelou onde foi construída a primeira casa de Goiânia. "Ela ficava na Rua 24, entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera, no Centro. Lá o governador Pedro Ludovico despachava, sentado à sombra de uma árvore que ficava na porta da residência".



A casa foi demolida e no local funciona um comércio de materiais elétricos.

6 - Eurico Viana foi o primeiro prefeito eleito diretamente em Goiânia. "Eurico governou a cidade de novembro de 1947 a janeiro de 1951".

Antes de Eurico Viana, a capital teve outros quatro administradores, que foram nomeados por interventores.

7 - Quem passa pela Avenida Dona Gersina Borges, no centro de Goiânia, se depara com um dos patrimônios históricos e culturais da nossa cidade. Onde funciona hoje o Museu Pedro Ludovico Teixeira, era a casa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira.

"A casa foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual e foi transformada em museu no ano de 1987", disse o historiador.

8 - Como parte da história mais recente da capital, buscamos junto à prefeitura de Goiânia o significado dos dois monumentos dos viadutos da Avenida 85.

Construídos em 2007, durante a gestão do prefeito Iris Rezende, os monumentos foram projetados pelos arquitetos Sandro Silva Carvalho e Marcos Antonio Parreira do Amaral.

O viaduto da Praça do Ratinho (Av. 85 com a Av. D) se chama Latif Sebba e seu monumento faz referência a marcos geodésicos que apontam para as regiões leste, sul e oeste.



Já o viaduto da Praça do Chafariz (Av. 85 com a Av T-63) se chama Praça Simão Carneiro e seu monumento aponta para o norte, fechando os quatro sentidos cardinais.



Fonte: A Redação

Goiânia comemora 84 anos e é polo econômico na região central do Brasil

16:58 0 Comments A+ a-


Com uma área de aproximadamente 739 km², Goiânia possui, de acordo com as estimativas de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população de 1.448.639 habitantes. A capital do Estado de Goiás é o décimo município mais populoso do Brasil e vem se desenvolvendo ao longo dos anos.

Localizada no centro do seu estado, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Os estreitos laços de amizade e inteirações políticas entre Pedro Ludovico Teixeira e Vargas contribuíram bastante para essa empreitada. Sofreu um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960 e atingiu um milhão de habitantes em 1996. Desde seu início, a sua arquitetura teve influência do Art Déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade.

Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. É um importante polo econômico da região. A capital é considerada um centro estratégico para áreas como indústria, agricultura, setor imobiliário e, claro, saúde. A cidade vem se destacando e tornando centro de estudos e referência na medicina. Pessoas do Brasil inteiro buscam tratamentos sofisticados em Goiânia.

Esse cenário favorável foi o que incentivou e consolidou o Órion Business & Health Complex, projeto inovador dos empreendedores GVC Engenharia, FR Incorporadora, Joule Engenharia e Tropical Urbanismo e que hoje é uma referência nacional nos setores de saúde e imobiliário. O gigante, que é atualmente o prédio mais alto do País já concluído com 191,48 metros de altura e 50 pavimentos, terá importância fundamental para a capital e toda a região metropolitana de Goiânia. Com hospital, clínicas, consultórios, salas comerciais, shopping, hotel e terraço gastronômico, o empreendimento vai criar muitos empregos diretos e indiretos e movimentar o turismo e a economia da cidade.

Na última semana, a bandeira nacional com 5,85m altura por 8,35m largura foi hasteada no topo do pináculo e agora pode ser vista a mais de 10 km de distância de vários pontos da cidade. No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros realizou um treinamento inédito nas instalações do edifício, simulando uma operação de incêndio e explosão com desmoronamento de laje, resgate e salvamento com cerca de 100 pessoas envolvidas. Com tecnologias de segurança e construção de última geração, o Órion está no nível dos melhores prédios do Brasil.

Fonte: orioncomplex

Novo plano diretor de Goiânia vai incentivar edifícios multiuso e estacionamentos sobressolo

19:02 0 Comments A+ a-


Após vários meses de discussão, gestão Iris apresenta primeiros prognósticos para a cidade nos próximos dez anos

A discussão para formulação do novo plano diretor de Goiânia, que deve ser apresentado ainda este ano, subiu um novo degrau. Finalizada a parte de diagnósticos e levantados todos os dados essenciais para a elaboração do texto, começam a ser apresentadas as “soluções” para a cidade nos próximos dez anos.

Segundo o superintendente de Planejamento Urbano e coordenador-geral do grupo de revisão do Plano Diretor, Henrique Alves, depois de tanto estudo, até agora ficaram evidentes duas questões que devem ser tratadas. Uma delas é o incentivo para a construção de edifícios multiuso, que são prédios que unem moradia, salas comerciais e escritórios. O objetivo é impedir um maior espraiamento da cidade.

“A gente vai sim vir com instrumentos para tentar a ocupação dos vazios urbanos. Talvez flexibilizar os parâmetros para a ocupação dos lotes e terrenos não ocupados, isso, claro, nas áreas já consolidadas da cidade”, explicou.

O outro ponto será a regulamentação dos estacionamentos sobressolo (acima do solo), bem como dos edifícios garagem, a fim de evitar (ainda mais) o rebaixamento do lençol freático — um dos mais graves problemas da capital, que contribui diretamente para o problema da falta d’água.

Tal mecanismo (que é permitido pela atual legislação) tem sido alvo de inúmeras denúncias do Ministério Público de Estado de Goiás (MP-GO), em especial nos parques Flamboyant e Cascavel, onde a própria Prefeitura de Goiânia avalizou a construção de empreendimentos gigantescos, que promoveram o rebaixamento do lençol freático e, consequentemente, causaram impacto hídrico — vale ressaltar que até os lagos dos parques correm risco de secar permanentemente.

Segundo o superintendente, uma das preocupações do novo plano diretor será justamente a questão hídrica: já está definido que não haverá expansão urbana na região Norte da capital.

“Pelo diagnóstico da região metropolitana e o nosso diagnóstico de Goiânia, entendemos que lá é o nosso berço das águas, ponto de recarga do lençol freático da cidade então, até mesmo por conta da crise hídrica que vivemos, a nossa intenção é preservar aquela região”, disse.

Apesar de estar em discussão desde o começo deste ano, segundo Henrique Alves, o relatório final dos prognósticos só deve ser apresentado nas audiências públicas que serão realizadas a partir de novembro. Ao todo, serão três.

“Nós estamos dentro do nosso cronograma. Finalizamos a parte de diagnóstico e já estamos praticamente prontos com o prognóstico, ou seja, com as soluções que vamos dar para a cidade nos próximos dez anos”, ressaltou.

O atual Plano Diretor de Goiânia já completou uma década e também foi aprovado na gestão Iris Rezende em 2007. No entanto, a maior parte das leis complementares, que deveriam ter sido regulamentadas nos anos seguintes, jamais saiu do papel.


Calor intenso continua em Goiânia até o fim de semana, alerta Inmet

18:57 0 Comments A+ a-


Chuvas devem chegar após o dia 24 de outubro

 Apesar da manhã nublada em alguns bairros nesta terça-feira (18/10), o calor intenso não deve dar trégua aos goianienses, pelo menos por enquanto. Até o próximo final de semana a temperatura máxima deve continuar bem alta, atingindo a casa dos 39°C. Já a mínima alcançará 20°C. 

No último domingo (15) o calor em Goiânia foi recorde, atingindo 39,5°C. A temperatura só não foi maior do que os 40,4°C registrados no dia 17 de outubro de 2015. Segundo a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (Inmet), Elisabeth Alves Ferreira, as condições climáticas para os próximos dias não devem mudar.

"A onda de calor forte continua em Goiânia sem muitas possibilidades de alterações climáticas. Apesar da nebulosidade apresentada hoje, a temperatura volta a subir já nesta quarta-feira", explicou ao jornal A Redação. 

Chuva
Sobre a possibilidade de chuva em Goiânia, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás é para a próxima semana. 

"A partir do dia 24 de outubro Goiás deve começar a registrar pancadas de chuvas isoladas. A nebulosidade, a partir deste período, deve aumentar, aumentando também a probabilidade de chuva", disse Elisabeth. 

Enquanto as chuvas não chegam, a chefe do Inmet alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar. "A umidade deve atingir  12% até o final de semana. O tempo continua muito seco e é preciso redobrar os cuidados com a saúde". 

Fonte: A Redação

Iris Rezende garante que terminará as obras do Parque Macambira Anicuns

18:55 0 Comments A+ a-


O Parque Macambira Anicuns é o maior projeto de Goiânia da última década. Três das 11 etapas previstas já foram concluídas. As obras são financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O prefeito Iris Rezende (PMDB) garantiu que vai dar prosseguimento à obra durante a atual gestão.

Iris Rezende lembrou ainda que foi ele que assinou o contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas destaca que foi o ex-prefeito Paulo Garcia quem executou as três primeiras etapas.

Quando estiver pronto, o Parque Macambira Anicuns será o maior parque linear da América Latina, com 24 quilômetros de extensão. A reserva começa no Setor Faiçalville e vai até o Urias Magalhães.

Do repórter Gerliézer Paulo

Fonte: Portal 730

Obras do BRT Norte Sul serão retomadas somente em 2018

18:47 0 Comments A+ a-


Uma notícia que desagrada moradores e comerciantes por onde está sendo construído o corredor BRT- Norte Sul. As obras que já estão paradas há dois meses, deverão ser retomadas somente no ano que vem. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), já sinalizou a realização de um novo processo licitatório. Nesta segunda-feira (18), a prefeitura pretende liberar o trânsito na região norte de Goiânia, em pontos que estão obstruídos devido as obras.

Sempre que comenta sobra a paralisação das obras do BRT Norte Sul, o prefeito tem demonstrado insatisfação. No início de agosto disse que não é de “levar as coisas com a barriga”. Neste sábado (16), Iris voltou a comentar o assunto e declarou que os órgão de controle como Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União e ainda a Caixa Econômica Federal deveriam ter observado pontos do contrato.

O prefeito disse que se não houver saída, a solução será fazer uma nova licitação para continuar as obras do BRT Norte Sul. Iris destacou que tomará as providências para que as ações sejam retomadas.

“Porque não observaram estas irregularidades por ocasião da licitação? Por que não viram isso aquela época? A prefeitura fez todo um sacrifício para regularizar e entendem que a coisa não estava certa. Vamos resolver. Sou um homem de decisão. Não vou ficar toda vida assistindo este espetáculo danoso à população. Vamos resolver. Aquilo que foi começado será concluído. A Caixa Econômica, Tribunal de Contas, não observaram as questões naquela época. Vamos tomar providências nem que temos que fazer nova licitação”, respondeu.

As ações foram paradas após suspeitas de irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Foi identificado que há sobrepreço em alguns itens. Caso as empresas não aceitem a reduzir custos, o BRT Norte Sul passará por nova licitação. A execução do corredor BRT Norte Sul é de responsabilidade das empresas EPC e WVG.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Fernando Cozzetti, explicou que não há sobrepreço global, ou seja, se alguns itens estão com valores mais elevados, mas outros estão com indicações mais baixas. Porém se tratando de Orçamento Geral da União, o ajuste precisa ser feito item a item e não de forma global, já que a Caixa precisa atender a um decreto da União. Ele disse ainda que empresa teria que fazer um ajuste para baixo. Se isso não ocorrer, a tendência é que uma nova licitação seja aberta.

Liberação

Ao Diário de Goiás, o secretário Fernando Cozzetti disse que por conta da demora no resultado do processo, irá fazer a liberação do trânsito em diversos pontos do BRT Norte Sul que foram fechados para a realização das obras, Ele destacou que as desobstruções já começam nesta segunda-feira (16).

“Nós tomamos a decisão, atuaremos com a desobstrução do trânsito, melhoria da mobilidade, da acessibilidade, permitindo uma fluidez melhor do tráfego, nas travessias dos entroncamentos do BRT para melhorar a situação dos comerciantes e dos moradores da região. Essa decisão é porque não podemos ficar aguardando a posição dos órgãos de controle, estamos aguardando resposta da empresa em relação ao último ofício da Caixa. Optamos por não aguardar, vamos entrar e desobstruir e melhorar a mobilidade na região”, destacou.

2018

O secretário completou explicando que obras no BRT só mesmo em 2018. “Acreditamos que a obra retome mesmo só a partir do próximo ano. Teremos o período chuvoso, e não podemos deixar o caos na região”, disse.


Ciclovias de Goiânia estão em más condições

22:42 0 Comments A+ a-


Grupos e ativistas pedem à SMT manutenção da malha cicloviária e fiscalização. Mas ações só para o ano que vem

A sensação dos ciclistas que se locomovem por Goiânia é que a situação piorou nos últimos meses com as falhas na manutenção das vias, problemas de sinalização e até mesmo falta de conclusão das ciclovias e ciclorrotas que estavam planejadas pela administração municipal. Adeptos das bicicletas e grupos de pedal da capital estão reivindicando, junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), melhorias de infraestrutura e fiscalização para o auxílio da mobilidade via bicicletas.

Uma primeira reunião foi feita há cerca de um mês com o secretário da SMT, Fernando Santana. Na ocasião, Santana foi atualizado acerca dos projetos existentes até a gestão passada na Prefeitura, de Paulo Garcia (PT), sobre a construção de ciclovias e implantação de ciclorrotas e ciclofaixas. Foram os ciclistas que se dispuseram a encaminhar ao secretário as rotas cicláveis desenhadas em 2015 e entregue para o Paço Municipal. Até o ano passado, esse projeto era dividido entre a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a SMT.

A SMT se prontificou a fazer, paulatinamente, a manutenção das vias para as
bicicletas, ao dizer que este trabalho já vem ocorrendo em paralelo aos serviços nas vias dos carros. Isso foi feito, por exemplo, nos parques Vaca Brava e Areião e a ciclorrota que os liga quando a equipe técnica do Paço realizava a revitalização da Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu. Assim mesmo, a ciclofaixa ficou sem a pintura adequada por pelo menos um mês. Há outros casos sem previsão para receber os trabalhos, como a ciclovia da Avenida Universitária.

Esta foi a primeira ciclovia construída na capital dentro do plano cicloviário de 100 quilômetros de malha destinada às bicicletas em Goiânia. No entanto, ela nunca passou por uma reforma e os ciclistas têm de se preocupar com os buracos e falhas na pista, além dos carros e falta de sinalização. A combinação desses problemas é responsável pela morte do cineasta João Henrique Pacheco, falecido no fim do mês passado após complicações geradas por um acidente sofrido na ciclovia no mês de julho. Ainda não foi determinado como ocorreu o acidente, se houve um atropelamento por um motociclista ou, ao fugir da colisão, João caiu no buraco e se acidentou.

Falhas

O buraco que teria participado do acidente foi consertado há cerca de uma semana, em ação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), mas não era o único em toda a extensão da ciclovia, de 2,5 quilômetros. Na pista na Praça Universitária, por exemplo, há diversas falhas e problemas no concreto da via. Nos cruzamentos com as avenidas perpendiculares há falhas na sinalização e pintura das ruas que demonstram a passagem das bicicletas. Os problemas também ocorrem nas ciclovias das Avenidas T-63 e T-7, com falhas nas pistas e desgaste nas pinturas, e, neste último caso, há muitos entraves na passagem dos ciclistas em razão de quedas de folhas de palmeiras.

Santana afirma que não há um cronograma exato para a manutenção de todas as vias cicláveis da capital, e nem mesmo acredita que toda a revitalização será finalizada até o final deste ano. “Provavelmente vai ficar alguma coisa para o ano que vem. Pegamos a Prefeitura em uma situação arrasada e tivemos que caminhar aos poucos, estamos fazendo o possível”, explica. Até por isso, projetos de novas ciclovias, como a que ligaria a Praça Universitária até o Câmpus Samambaia, só começarão a ser analisados a partir de 2018. Resta ainda concluir o trecho cicloviário da Avenida T-7.

Mudanças ficam para 2018

Além da manutenção da malha cicloviária, o grupo de ciclistas que se reuniu com o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, pediu a ampliação do tempo de uso exclusivo das ciclofaixas de lazer. Atualmente, o período permitido é aos domingos e feriados entre 7 e 18 horas. O projeto criado em 2015 tinha um período ainda menor, de até às 16 horas. A intenção dos ciclistas é que a exclusividade tenha início já aos sábados, a partir das 16 horas.

Santana acredita ser impossível atender a demanda ainda neste ano, sobretudo em razão do comércio. “Agora é final de ano, logo chega a época do Natal e a economia em nosso País está ruim, os comerciantes necessitam de arrecadação e não seria bom estender esse período por agora. Vamos estudar a partir do ano que vem e saber o que poderá ser feito”, diz. Existe também um problema de fiscalização, já que seria difícil a retirada dos veículos das faixas no meio da tarde. Esta era a alegação dos técnicos da Prefeitura para que não começasse a ciclofaixa de lazer aos sábados.

Outro pedido é a volta da colocação de cones para marcar os trechos e sinalizar aos motoristas, especialmente no trecho da Alameda das Rosas, no Setor Oeste, onde a pista para os veículos motorizados fica com apenas uma mão com as ciclofaixas. Santana entende que não seria mais necessário, visto que os motoristas goianienses já sabem das regras atuais e as vias estariam bem sinalizadas.


Goiás tem queda geral na criminalidade em setembro

22:29 0 Comments A+ a-




Todas as 12 modalidades de crimes consideradas de alta prioridade apresentaram redução em Goiás no período de janeiro a setembro de 2017 na comparação com igual período do ano passado, revelam estatísticas divulgadas nesta terça-feira (03/10) pelo Gerência do Observatório de Segurança Pública. Os homicídios tiveram queda (-11,8%), os estupros (-14,69%), as tentativas de homicídios (-22,31%), e os latrocínios (-41,73%).

Os roubos de veículos cederam em (-26,86%), os roubos em comércios diminuíram (-33,1%), enquanto, roubos a transeuntes e em residências recuaram respectivamente em (-24,54%) e (-21,22%). Os furtos também estão menores quando se compara com 2016: furto de veículos (-15,82%), furto em comércio (-14,42%), furto em residência (-1,82%) e furto a transeunte (-22,87%).

Também no mês de setembro de 2017, na comparação com igual período do ano passado, as estatísticas Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária mostram que houve recuo nas 12 naturezas criminais consideradas de alta prioridade.

De acordo com o relatório, os homicídios recuaram no mês de setembro (-7,5%), os estupros regrediram (-6,78%), enquanto as tentativas de homicídios diminuíram (-28%) e os latrocínios (-7,69%). As modalidades de roubos registraram as quedas mais acentuadas: roubo a transeunte (-34,43%), roubo de veículos (-27,41%), roubo em comércio (-35,53%) e roubo em residência (-33,5%). Os furtos de veículos tiveram declínio de (-7,11%), furto em comércio de (-5,14%), furto em residência (-17,89%) e furto a transeunte (-23,51%).

Para o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, o declínio da criminalidade em Goiás se deve a uma série de fatores, entre eles, os fortes investimentos nos setores de inteligência, tecnologia e, sobretudo “ao trabalho heroico e integrado das forças de segurança pública”.

Homicídios em Goiânia apresentam recuo histórico

Em Goiânia, os homicídios e as tentativas de homicídios tiveram importantes quedas em setembro, na comparação com igual período do ano passado. Homicídios na capital tiveram recuo de (-36,59%). Este é o menor índice da década, perdendo apenas para março de 2011, quando foram registrados 21 casos. Além disso, o número se igual a 2010, quando também foram verificadas 26 ocorrências.

As tentativas de homicídios também tiveram queda acentuada (-41,67%). Todas as categorias de roubos sofreram forte queda na capital. Em comércios despencaram (-51,22%), em residências (-44,97%), de veículos (-44,36%) e a transeuntes (-36,83%).

Nos furtos foram registradas as seguintes quedas: veículos (-6,02%), comércios (-21,15%), em residência (-3,53%), a transeuntes (-34,45%). Apenas os estupros cresceram 40% no mês.

No acumulado do ano, no período de janeiro a setembro de 2017, as doze modalidades estão em declínio na capital: homicídios (-11,08%), estupros (-32,2%), tentativas de homicídios (-30,44%), latrocínios (-17,24%), roubos a transeuntes (-25,95%), roubos de veículos (-35,26%), roubos em comércios (-42,06%), roubos em residências (-24,89%), furtos de veículos (-22,95%), furtos em comércios (-25,77%), furtos em residências (-1,01%) e furtos a transeuntes (-21,85%).

Em Aparecida de Goiânia, furtos em comércios declinam 40,98%

o mês de setembro, de 12 modalidades monitoradas pela SSPAP, nove retrocederam em Aparecida de Goiânia. Além dos homicídios (-25%), tiveram quedas tentativas de homicídios (-66,67%), roubos a transeuntes (-31,64%), roubos de veículos (-18,07%), roubos em residência (-2,27%), além de furtos em comércios (-40,98%) e furtos em residências (-37,05%). Os crimes de estupro, furto de veículos e furto a transeuntes, tiveram crescimento de 33,3%, 70,49% e 18,75%, nessa ordem.

No período de janeiro a setembro, 10 das doze naturezas de ocorrências reativas estão abaixo dos números do ano passado em Aparecida de Goiânia. Homicídios (-24,06%), estupros (-14,29%), tentativas de homicídios (-40,13%), latrocínios (-40%), roubos a transeuntes (-19,07%), roubos de veículos (-20,74%), roubos em comércios (-16,6%), furtos em comércios (-39,07%), furtos a transeuntes (-16,84%) e furtos em residências (-3,55%). Apenas roubos e furtos em residências apresentam oscilação positiva de 2,97% e 3,44%.

Entorno do Distrito Federal mantém seguidas quedas nos índices de delitos

As seguidas quedas nas taxas de criminalidade na região do Entorno do Distrito Federal mostram que as ações ostensivas e integradas realizadas pelas forças policiais têm sido assertivas.

No mês passado, os homicídios recuaram em (-31,34%) na região. Já os estupros e as tentativas de homicídios diminuíram, respectivamente, em (-29,41%) e (-29,63%).

As ocorrências de roubos a transeuntes caíram (-31,83%), roubos de veículos (-29,26%), roubos em comércios (-15,04%), roubos em residências (-23,29%). Os furtos a transeuntes encolheram (-35,29%), os furtos em residências (-23,12%) e os furtos de veículos (-10,23%). Apenas os furtos em comércios tiveram alta de 12,79% em setembro.

As estatísticas acumuladas do ano mostram que a região do Entorno do Distrito Federal mantém redução nos doze índices prioritários para a segurança pública.  Em relação aos nove meses do ano passado, os homicídios caíram (-20,64%), os estupros (-10,16%) e as tentativas de homicídios (-30,99%).

Os roubos em veículos cederam, no período de janeiro a setembro, em (-23,44%), os roubos a transeuntes (-23,76%), roubos em comércios (-14,92%) e roubos em residências (-19,86%). Já os furtos de veículos registraram baixas de (-8,28%), furtos em comércios (-11,18%) e furtos em residências (-8,99%). Os furtos a transeuntes estão (-43,15%) abaixo do assinalado no período relativo a 2016.

Metodologia
Os dados consolidados são coletados e auditados pela Gerência do Observatório de Segurança Pública da SSPAP. A metodologia utilizada foi aperfeiçoada com a criação da Plataforma de Sistemas Integrados, um conjunto de software e ferramentas de Business Inteligence (BI), que tem como base o Registro de Atendimento Integrado (RAI).

A coleta e consolidação dos dados obedecem a rigorosos critérios de checagem que evitam duplicidade de registro ou com tipificação incorreta. Estas informações estão reunidas e à disposição dos interessados no sítio da SSPAP, onde podem ser acessadas mais de 900 naturezas criminais filtrados por municípios ou Estado.

Comunicação SSPAP

Fonte: Goiás Agora

Paulo Gustavo apresenta “Minha Mãe É Uma Peça” em Goiânia

22:24 0 Comments A+ a-


Minha Mãe É Uma Peça volta aos palcos neste sábado (7 ) no Teatro do Centro de Convenções da PUC, às 19h e às 21h30. A protagonista Dona Hermínia é inspirada na mãe do ator Paulo Gustavo. Contudo possui características que fazem com que muitos filhos identifiquem suas genitoras na personagem. A mãezona conquistou todo o país e já levou mais de dois milhões de espectadores aos teatros e 15 milhões de espectadores aos cinemas de todo o Brasil, com os filmes Minha Mãe É Uma Peça 1 e 2.

Apesar de ter um gênero de comédia, Dona Hermínia aborda de maneira sensível as relações familiares, especialmente de pais e filhos, já tende a garantir uma identificação com a plateia.

De acordo com a organização do evento, a peça fala de afeto, de laços familiares que superam entreveros e confusões. Dona Hermínia é uma mulher madura, aposentada e sozinha, cuja maior ocupação é justamente procurar o que fazer, uma vez que seus filhos estão crescendo e não precisam mais de seus cuidados e broncas.

É este o universo da personagem que, na falta de trabalho e romance e entre uma conversa e outra com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a irmã confidente, ainda precisa manter a sua condição de mãe às voltas e preocupada com problemas dos filhos.

Ingressos: AQUI 

Fonte: DM

Caldas Novas: Verão Sertanejo 2018

23:09 0 Comments A+ a-


Data: 12 e 13 de Janeiro
Horário: 21h00
Local: Lagoa Termas Parque

O Verão mais quente do Brasil está de volta! Dias 12 e 13 de Janeiro na Lagoa Termas Parque em Caldas Novas.

ATRAÇÕES CONFIRMADAS:

Henrique e Juliano
Gusttavo Lima
Aviões
João Bosco e Vinícius
Luan Santana
Zezé de Camargo e Luciano
Jads e Jadson
Maiara e Maraisa
Cesar Menotti e Fabiano

INGRESSOS:

Extra Vip Passaporte (Unisex)

R$ 250,00
* Parcelamos em até 3x no cartão (acréscimo de 10%)
* Open Bar: Cerveja, água, Refrigerante e Vodka

PREMIUM Passaporte (Unisex)

R$ 700,00
* Parcelamos em até 3x no cartão (acréscimo de 10%)
* Open Bar: Whisky Importado, Vodka importado, Cerveja, água, Refrigerante e Open Food

Mesa 6 Pessoas(Unisex)

R$ 2 900,00
* Parcelamos em até 3x no cartão (acréscimo de 10%)
* Open Bar: Cerveja, água, Refrigerante e Vodka, 1 Litro de Whisky por dia, 1 Tabua de Frios

VENDAS: 

Centro de Negócios Lagoa
Endereço: Avenida Santo Amaro, 1000 - Setor Solar de Caldas. Caldas Novas - GO
Telefone: (64) 3455 - 0150

Loja da Lagoa (Em Frente o parquinho de diversões)
Endereço: Av. Orcalino Santos N°460 - Centro, Caldas Novas Go
Telefone: (64) 3455-0155

Portal Caldas
Endereço: Avenida Tiradentes, Qd. 08, Lt. 05, Sala 01, Setor Oeste, Caldas Novas - GO
Telefone: (64) 3455 - 6722

Tribu Calvin Klein
Endereço: Rua Antonio Coelho de Godoy, Nº 182, Centro
Telefone: (64) 3453 - 7813

( Somente Venda de Mesas )

Hugo Doneda
(64) 9.9235.5569
Giselle
(64) 9.9949.1169

Mais Informações: (64)3455-0150

www.veraosertanejo.com.br

Obras de Itegos avançam e governador entrega mais cinco unidades até o final de 2017

22:49 0 Comments A+ a-


“A educação tem a capacidade de dar ao pobre a mesma oportunidade de um estudante de família rica”, declarou o governador

O governo de Goiás amplia oportunidades de emprego por meio de capacitação profissional voltada para a necessidade de cada região do Estado. A meta tem sido alcançada por meio dos Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) e Colégios de Ensino Tecnológico (Cotecs), administrados pela Secretaria de Desenvolvimento (SED). Já são 18 Itegos em funcionamento, e 40 Cotecs.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED, Mauro Faiad, a previsão é de que o governador Marconi Perillo (PSDB) entregue mais “cinco Itegos até o final deste ano”: em Santo Antônio do Descoberto, Goiânia (região noroeste), Valparaíso de Goiás, Mineiros e Piracanjuba. “Até o final de 2018, chegaremos a 30 Itegos e 60 Cotecs, ou seja, a segunda maior rede de educação tecnológica do País, atrás apenas de São Paulo”, frisou Faiad. Goiás conta com 40 Cotecs em funcionamento.

Entrega
No dia 21 de setembro, o governador inaugurou mais um Itego, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, que recebeu R$ 1,1 milhão, recursos do governo de Goiás em parceria com o governo federal, por meio do Ministério de Cidades. Na ocasião, Marconi destacou que os cursos profissionalizantes “são voltados para as necessidades do mercado de trabalho, cada vez mais exigente, nesse mundo globalizado”.

“A educação tem a capacidade de dar ao pobre a mesma oportunidade de um estudante de família rica. Dar a ele a oportunidade de vencer na vida. Eu sou a prova de que a educação pode fazer de uma criança pobre o governador de um Estado”, testemunhou Marconi Perillo.

Gestão por OS
Os Itegos e os Cotecs são geridos por Organizações Sociais (OS), cinco no total, divididas em lotes regionais. Recentemente, o Ministério Público pediu a suspensão do contrato entre o Instituto Reger e a SED. A juíza Zilmene Gomide da Silva Manzolli, do Tribunal de Justiça de Goiás, negou o pedido, entendendo que a suspensão acarretaria prejuízo à sociedade.

No documento, há uma demonstração clara quanto à legalidade da qualificação do Instituto Reger como Organização Social de Educação Profissional e Desenvolvimento Tecnológico. “Eu quero deixar bem claro que a política de escolha dos cursos e de levantamento das necessidades de cada município é feita pela Secretaria de Desenvolvimento, nós não estamos terceirizando os Itegos e Cotecs, as OSs apenas operam o sistema”, esclareceu Mauro Faiad.

Essa experiência deixa evidente a economicidade do Tesouro Estadual com o custeio dos cursos. “No chamamento das OSs, nós estabelecemos um preço máximo, que já representaria uma economia de 6%, mas houve um deságio médio de mais de 16% para o Estado”, disse Faiad.

Em relação à exigência de certidões, a Justiça passou a reconhecer que a documentação exigida por lei foi devidamente apresentada e o currículo do corpo técnico comprovou capacitação profissional da instituição para realizar as atividades de ensino profissionalizante, desenvolvimento tecnológico e pesquisa científica. “O Instituto Reger está em condições de requerer sua qualificação como organização social”, confirma o trecho da decisão.

Essa decisão favorece a expectativa de que as demais instituições também recebam um parecer positivo sobre suas qualificações. O Instituto Reger tem contrato firmado com a SED e, mesmo sob judice, poderá manter a gestão de quatro unidades da Rede Itego, em Anápolis e Catalão, além de nove unidades de Colégios Tecnológicos (Cotecs) em outros cinco municípios.

O secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes, disse que Goiás terá “quatro mil profissionais formados até o final deste ano”. Mauro Faiad informou que atualmente “35 mil alunos” estão matriculados no ensino tecnológico em Goiás, e que a meta é chegar a “170 mil matriculados” em dois anos.


Assembleia aprova criação de 10 Colégios Militares em Goiás

22:35 0 Comments A+ a-


O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em votação definitiva, projeto de lei que cria Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) em dez cidades goianas: Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Iporá, Padre Bernardo, Pires do Rio, Planaltina, Rio Verde, Rubiataba e Santo Antônio do Descoberto.

O processo explica que as unidades irão funcionar em colégios estaduais já construídos e selecionados pela Polícia Militar em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

O impacto orçamentário-financeiro previsto é de cerca de R$ 1,3 milhão em 2017 e R$ 5,4 milhões para cada um dos exercícios de 2018 e 2019.

Fonte: Jornal O Popular

Belezas naturais e folclóricas colocam Goiás na rota do turismo mundial

19:48 0 Comments A+ a-



Localizado no Planalto Central, tendo como paisagem principal o bioma do Cerrado brasileiro e a riqueza natural evidenciada por Serras como a de Caldas, dos Pirineus e a imponente Chapada dos Veadeiros, Goiás tem atraído a atenção de turistas de diversas partes do mundo que vêm em busca do encontro com as tradições culturais centenárias, de cidades coloniais que preservam a arquitetura e a gastronomia de raiz e por conta das belezas naturais evidenciadas por cachoeiras paradisíacas e grutas cinematográficas.

A edição de agosto da revista Viagem e Turismo dedicou matéria especial de 14 páginas focada em apresentar os motivos pelos quais Goiás se mostra tão atrativo. Repleta de imagens, a matéria apresenta um mapa turístico de Goiás destacando o potencial turístico de oito regiões.

Chapada dos Veadeiros



A região da Chapada dos Veadeiros localizada no nordeste goiano reserva uma vista inigualável de um paredão rochoso no formato de platô, que guarda inúmeras cachoeiras e históriasvale da lua repletas de misticismo e trocas energéticas com o cosmos. Trilhas abertas ao longo dos séculos por desbravadores conduzem turistas a cachoeiras impressionantes e ao prestigiado Vale da Lua, que apresenta uma formação rochosa transformada pela ação da natureza e que se assemelha às formações rochosas observadas na lua.

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege uma área superior a 65 mil hectares de cerrado de altitude, caracterizado por formações vegetais únicas, centenas de nascentes e rochas com mais de um bilhão de anos. O parque também preserva áreas de antigos garimpos, que retratam parte da história local e, por conta de seu valor cultural, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.

Além da conservação, o objetivo da criação do Parque também envolve sua disponibilidade para pesquisas científicas e para educação ambiental. Caminhadas contemplativas e banhos de cachoeira atraem turistas de todas as partes, interessados em percorrer as antigas rotas usadas por garimpeiros, e em absorver a energia captada pelas rochas que compõem esse santuário natural.

Lençol Hidrotermal



O maior lençol hidrotermal do mundo está localizado na região da Serra de Caldas, onde foi edificado um complexo turístico formado por inúmeros clubes e parques aquáticos que povoam as cidades de Caldas Novas e Rio Quente. Reconhecido inicialmente pelo seu poder terapêutico, beneficiando questões como dores crônicas e reumatismos, o manancial de águas quentes do Estado de Goiás conquistou a atenção de empresários do entretenimento, que viram a oportunidade de explorar o potencial hidrotermal em verdadeiros oásis aquáticos.

Na região, está localizado o Parque Estadual da Serra de Caldas, criado em 1970 como forma de proteção do lençol termal. Com extensão de 123 quilômetros quadrados, sua paisagem é composta pelas belezas da flora e fauna do cerrado brasileiro. A reserva oferece duas trilhas – Cascatinha e Paredão, com níveis leves e intermediários de caminhada, que conduz a cachoeiras e mirantes que proporcionam apreciar a paisagem a mais de mil metros de altitude.

Serra dos Pirineus


Aos pés da Serra dos Pirineus encontra-se a cidade colonial de Pirenópolis, uma das principais cidades goianas na época áurea da mineração, e que foi tombada como Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico pelo IPHAN. O Parque Estadual da Serra dos Pirineus reserva piscinas naturais, mirantes e trilhas que estimulam a prática de esportes radicais como a tirolesa e o rapel.

O centro histórico de Pirenópolis é reconhecido por apresentar estabelecimentos que enaltecem a gastronomia regional, o artesanato local e ícones de celebrações culturais seculares como as Cavalhadas, que integram o calendário cultural da cidade. A instalação do campus da UEG em Pirenópolis, com cursos que fomentam o potencial turístico da cidade, como Turismo e Gastronomia, têm permitido ampliar o oferecimento de mão de obra qualificada para o segmento na cidade.

Rio Araguaia



As belezas do Rio Araguaia, que corta o estado deixando um rastro de prosperidade e praias de água doce apreciadas pelos goianos e seus visitantes, também foram destaque na publicação. Aruanã e Luís Alves são apontados na matéria por serem adequados a banhos de rio e pescaria na temporada de meio de ano, quando se formam as praias, e os turistas montam acampamentos que se transformam em verdadeiras colônias de férias, com atividades como vôlei na areia e jet-ski.

Centros do poder

Goiânia é destaque pela gastronomia. O texto fala dos restaurantes que servem comida regional na capital, com os ingredientes do Cerrado que ajudam a compor a culinária goiana, com seus sabores e aromas: pequi, guariroba, pamonha e empadão, além do peixe na telha.

A antiga capital, Goiás, que também ostenta o título de Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, tombado pela Unesco, também foi evidenciada. A cidade é mencionada no artigo pela poesia de Cora Coralina, pelos doces tradicionais, e, claro, pelo Centro Histórico, com seus museus, ruas de pedra, praças, o palácio que foi sede do governo do estado e o casario colonial. E citou ainda o Parque Estadual da Serra Dourada.

Capital da fé


Até mesmo o turismo religioso foi informado pela revista. O foco é sobre Trindade e Abadiânia. Em Trindade, mais de 2,7 milhões de católicos participam todo ano da Festa do Divino Pai Eterno. Os fiéis seguem a pé pela Rodovia dos Romeiros, para agradecer a graça recebida. E, em Abadiânia, o médium João de Deus costuma atrair mil pessoas – não somente espíritas – em cada dia de atendimento.

Grutas



O Parque Estadual de Terra Ronca é conhecido pelo patrimônio espeleológico mais expressivo da América Latina, com grutas e cavernas. Acredita-se, segundo o artigo, que exista um conjunto de cerca de 300 cavernas, sendo 17 abertas à visitação, com diversos graus de dificuldade para se chegar a elas.

Fonte: Goiás Agora