Pelo segundo dia consecutivo Goiânia registra 41ºC; veja até quando dura a onda histórica de calor

17:01 0 Comments A+ a-


 
Pelo segundo dia consecutivo Goiânia registra 41ºC; veja até quando dura a onda histórica de calor. Capital repetiu nessa quarta-feira (7) o dia mais quente em 83 anos, segundo o Inmet. Confira também quando deve chover
  
Pelo segundo dia consecutivo Goiânia registrou temperatura superior a 40ºC. Se nessa terça-feira (6) a capital marcou 41,1ºC, considerado o dia mais quente dos últimos 83 anos, esta quarta-feira (7) não ficou muito atrás. Os termômetros marcaram às 15h de hoje, no Centro, 41ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás.
    
 A chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves, ressaltou que a onda de calor histórica que tem atuado em boa parte do Brasil continuará nos próximos dias, prometendo possíveis novos recordes. “A onda de calor geralmente dura em torno de 5 dias, de vez em quando 7. Mas estamos seguindo para 15 dias. É algo macro, atípico e histórico. Poderemos ter sim novos recordes nos próximos dias em Goiânia. Apenas no feriado há uma possível melhora”, reforçou.
      
Essa condição de temperatura elevada por vários dias levou o Inmet a publicar um aviso de grande perigo para Goiás, inclusive com risco de morte por hipertermia, quando há elevação da temperatura do corpo, que não consegue dissipar o calor absorvido. “Essa é uma questão séria e pode acometer mais os idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças cardiovasculares ou respiratórias”, destacou Elizabete Alves.

Por isso é bom beber bastante água, evitar exposição ao sol por muito tempo e exercícios nas horas mais quentes do dia, além de monitorar a cor da urina. Isso porque a cor mais escura é um sintoma. Mais clara é sinal de hidratação. Outros sintomas são dor de cabeça e transpiração excessiva.

Além desse alerta, o órgão também publicou outro sobre a umidade relativa do ar abaixo de 12%, também de grande perigo e com risco para pessoas com doenças pulmonares. Outras recomendações são para umidificar o ambiente, utilizar hidratantes corporais e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
      
Quando a onda de calor acaba?
  
A previsão do Inmet é que a onda de calor perca força a partir do próximo sábado (10). É quando uma frente fria vinda do Sul do País, combinada com a umidade vinda da região Norte conseguirá quebrar a massa de ar quente e seco que atua na região Centro-Oeste.

A temperatura começa a abaixar no domingo (11), que tem previsão para 38ºC, e a partir de segunda-feira (12) aí sim há uma melhora significativa, com temperatura na casa dos 34ºC e umidade subindo para algo em torno de 20%.

E a chuva?

Segundo o Inmet, existe possibilidade de chuva já no próximo domingo, com pancadas isoladas depois das 15 horas acompanhadas de rajadas de ventos. Na segunda-feira de feriado de Nossa Senhora Aparecida também há possibilidade de chuva. “E a partir da próxima terça-feira (13) provavelmente entraremos no período chuvoso. Ainda com temperaturas relativamente altas, mas com chuvas mais frequentes”, destacou Elizabete.