Viadutos e Macambira-Anicuns incertos
Obras nas saídas da capital pelas GOs-060 e 070 ficam para o final do ano. Já o projeto Macambira-Anicuns segue travado.
A s obras anunciadas pelo governo estadual para aliviar o tráfego nas saídas da capital pela GO-070 e GO-060 também deverão ficar para o final do ano. O governador Marconi Perillo chegou a anunciar publicamente em julho que o local seria inaugurado em 24 de outubro, mas a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) informou que o novo prazo é dezembro de 2013. A intervenção pretende aliviar tráfego nas saídas para Trindade e Inhumas. Os veículos que saem da avenida Perimetral rumo a Inhumas terão acesso rotatório à rodovia GO-070 passando por cima, enquanto os que vêm pela Castelo Branco/Padre Feijó passarão por baixo. O retorno será sempre em rotatória. As duas obras vão custar ao Tesouro Estadual 22,3 milhões de reais.
O metrô de superfície de Goiânia também tinha previsão para ter obras iniciadas esse mês. Mas a burocracia só permitiu que a licitação seja lançada no próximo mês, dia 18. O VLT terá 14 km de extensão no eixo leste-oeste, seguindo o mesmo trajeto da avenida Araguaia e vai substituir o corredor de ônibus do Eixo. Ao todo, serão 12 estações e cinco terminais de integração. O projeto é estimado em R$ 1,3 bilhão, dos quais, R$ 805 milhões serão aplicados pelos governos estadual e federal, e R$ 495 milhões pela empresa que vencer a PPP.
A retomada das obras do maior parque linear da América Latina, o Macambira-Anicuns estava prevista para outubro. Apesar de não coincidir propositalmente com as comemorações de 80 anos da capital, a expectativa era que as máquinas já pudessem voltar a trabalhar este mês. Mas por problemas com a empresa vencedora do contrato, uma nova licitação está sendo providenciada e a nova data de retomada provavelmente em março de 2014.
Asfalto entregue em dois bairros
No sábado (19), a prefeitura entregou a pavimentação da Avenida Independência com Avenida Nadra Bufaiçal, no Setor Faiçalville. A obra terá pista dupla e extensão de 1,2 quilômetros, cada pista com nove metros de largura e com um canteiro central, totalizando 21,6 mil metros quadrados. A via ligará as Avenidas Capitão Breno e Madrid, localizadas respectivamente no Setor Jardim Atlântico e Setor Faiçalville. A pavimentação tem como principal objetivo auxiliar na diminuição do fluxo na Avenida Madrid, de um lado do setor, e na Avenida Nadra Bufaiçal ajudará na vazão de veículos da Avenida Juscelino Kubitschek. Ambas resultarão em uma maior fluidez no tráfego de veículos da Avenida Rio Verde.
Ainda no sábado, a prefeitura entregou a pavimentação asfáltica no Setor Irisville. A via liga o bairro à GO-010. Essa obra conta com pista dupla com extensão de 1,4 mil metros por nove metros de largura, além de calçada ampla de quatro metros, totalizando 19 mil metros quadrados de obra. A obra visa facilitar o acesso à GO dos motoristas que trafegam pela região.
Fonte: Jornal O Hoje