Maguito busca avançada tecnologia de coleta seletiva do lixo para Aparecida
Aparecida de Goiânia, 7 de outubro de 2010 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), participou na manhã desta quinta-feira, 7, no Castro´s Park Hotel, de um seminário sobre novas tecnologia em reciclagem de lixo que poderão ser aplicadas no município. O evento foi organizado pela empresa Voga Brasil Soluções Empresariais e Ambientais Ltda, a qual apresentou por meio do “workshop biosfera” as soluções para o aterro sanitário da cidade, a destinação dos resíduos e a viabilidade de geração de energia alternativa. “O objetivo principal do evento é viabilizar, sem custos para o município, a instalação da empresa em Aparecida para estabelecer o processo da coleta seletiva do lixo”, sublinhou o peemedebista.
O seminário foi solicitado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Aparecida de Goiânia, por meio de um protocolo de intenções, junto à Voga Brasil, porque ela representa um grupo das Filipinas, composto pelas empresas Spectrum Blue Steel Corporation (SBSC) / True Green Energy Group (TGEG) que detém os equipamentos com as mais avançadas tecnologias do mundo na área de reciclagem de lixo. A empresa de reciclagem que pretende atuar em Aparecida, já opera com os equipamentos modernos de reciclagem de lixo nos Estados Unidos, nas Filipias, na China e no Líbano. “Em todos esses países há um resultado excelente para o meio ambiente por causa do trabalho desenvolvido com os equipamentos da empresa de reciclagem, por isso queremos trazer para Aparecida”, afirmou o titular da pasta, Juliano Cardoso.
Conforme o secretário, a instalação da empresa da multinacional em Aparecida deve gerar, inicialmente, cerca de 200 empregos. A implantação não gerará nenhum custo para a administração municipal, tendo como ônus a geração de gás e energia alternativa oriunda do resíduo do lixo que poderá ser comercializado. “É um custo benefício muito importante para a cidade, pois vamos recuperar o meio ambiente da cidade, já que a empresa deverá desativar de vez o lixão de Aparecida para produzir energia, e teremos onde depositar o lixo sem prejudicar o meio ambiente. Não teremos mais os indesejáveis aterros sanitários”, explicou Juliano.
Durante o seminário os técnicos da empresa decidiram realizar, nesta sexta-feira, 8, uma visita in loco ao aterro sanitário de Aparecida e em várias regiões do município para ter um conhecimento geral sobre os problemas ambientais enfrentados pela cidade. Possivelmente, o próximo passo para que o negócio possa se concretizar será a visita de uma comitiva de secretários de Aparecida aos países onde a empresa opera, para conferir de perto a tecnologia e ver se é possível aplicar no município.
Segundo Juliano Cardoso, a empresa pretende realizar em Aparecida o gerenciamento de resíduos, realizando a análise, determinação e planejamento das melhores soluções para o processo integral do lixo. “Para realizar o trabalho a firma aplicará tecnologias para efetiva remedicação de áreas degradas e fará o tratamento e destino final do lixo, por meio de tratamento térmico, recuperação de lixões e aterros, geração de energia e de crédito de carbono, o que fará de Aparecida, no futuro, uma cidade ecologicamente correta”, pontuou o secretário.
Também participaram do seminário o vice-prefeito Tanner de Melo (DEM); os secretários Samuel Borges (Desenvolvimento Urbano); Jório Rios (Adiministração); Marinho Resende (Governo); Eli de Faria (Executivo); Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda); e Marcos Bernardo (Indústria e Comércio)
Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia