Maguito propõe construção de três eixos em Aparecida

12:11 0 Comments A+ a-


Aparecida de Goiânia, 15 de junho de 2010 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), esteve na manhã desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Aparecida, quando apresentou as obras que serão realizadas por meio dos 50 milhões de dólares que o município busca captar junto a Corporação Andina de Fomento (CAF). A administração local entrará com contrapartida de igual valor. Na semana passada, por 11 votos a favor, três contrários e uma abstenção, os vereadores autorizaram o Poder Executivo municipal a contrair o financiamento com o banco andino. “Os vereadores estão compreendendo este novo momento pelo qual passa Aparecida. Sem apoio da Câmara não conseguiríamos investir maciçamente em infraestrutura”, sublinhou o peemedebista.

Conforme o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, que apresentou aos vereadores os principais eixos do Programa de Reestruturação Viária na Bacia do Ribeirão Santo Antônio para o Desenvolvimento Sustentável de Aparecida de Goiânia, além do asfalto em bairros residenciais, o planejamento deve contemplar as vias estruturantes. “O projeto prevê a construção do Eixo Norte Sul 1 – paralelo a BR-153 -, que ligará o Jardim Bela Vista ao Setor Rosa dos Ventos”, afirmou.

Ainda segundo o titular da Sefaz, além do Eixo Norte Sul 1, na Região Leste de Aparecida, serão implantados mais dois eixos. O Norte Sul 5 – via de ligação da Avenida Rio Verde nas proximidades do Bairro Cardoso, com intercessão no Anel Viário, no Setor Cidade Vera Cruz, à Avenida Independência, no Bairro Independência -, e o Eixo Norte Sul 3, paralelo à BR-153, desta vez na Região Oeste de Aparecida, que ligará a Avenida São Paulo, na Vila Maria, ao Polo Empresarial Goiás, e em seguida, ao Setor Solar Central Park, próximo ao Centro de Cultura José Barroso. “Estas vias facilitarão o fluxo dentro da cidade e desafogarão o trânsito na BR-153”, destacou Maguito.

Antes de ser apreciada pela Câmara Municipal, a proposta já havia recebido o aval da Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) – constituída por representantes do Tesouro Nacional, dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Relações Exteriores –, que aprovou a recomendação de financiamento para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia junto a CAF.

APOIO – A sessão solene presidida pelo vereador João Antônio Borges (PSB) teve a participação da maioria dos membros da Câmara Municipal de Aparecida. Na opinião do vereador Assis Brasil (PP), que votou a favor do município contrair o empréstimo financeiro internacional, as obras são necessárias para a integração de Aparecida. “Hoje, se os moradores da Região do Setor Santa Luzia quiserem se deslocar ao Centro, primeiro devem ir até Goiânia e depois se dirigir ao Centro da cidade”, contou o vereador, que mora na Região Leste de Aparecida, que será contemplada com a implantação do Eixo Norte Sul 1. O eixo deverá ter extensão de cerca de 13 quilômetros e beneficiará mais de 45 bairros.

Acompanharam o prefeito Maguito Vilela e o secretário Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, durante a visita a Câmara Municipal, o vice-prefeito Tanner de Melo (DEM); os secretários Marinho Resende (Governo), Juliano Cardoso (Meio Ambiente), Limênia Alves (Habitação), Samuel Borges (Desenvolvimento Urbano) e Valdemir Souto (SMTA).

Correlata:

Técnicos devem visitar Aparecida em julho

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, com a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, o processo segue com a visita técnica da CAF prevista para ser realizada em julho. Após a visita, o banco andino sinalizará a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que emitirá certidão quanto à capacidade de endividamento do município. “Em seguida discutiremos os termos do contrato com a CAF e, depois, o projeto retorna a STN e a Casa Civil, que encaminhará a proposta ao Senado Federal, onde deverá ser analisado e aprovado pelos senadores”, explicou. A expectativa é de que todo o processo de confirmação do empréstimo seja aprovado até meados de dezembro deste ano.

As tratativas que culminaram na aprovação do empréstimo por parte da Cofiex e da Câmara Municipal começaram ainda em julho de 2009, quando o prefeito Maguito Vilela recebeu a representante da CAF no Brasil, Moira Paz Estenssoro, que garantiu a concretização do empréstimo por parte do organismo internacional. “Da nossa parte, seremos ágil, diferente de outros bancos”, complementou Moira, que, na oportunidade, afirmou que o projeto é auto-sustentável, pois é capaz de gerar receitas futuras para pagar o empréstimo. O município terá 21 anos, e seis de anos de carência, para quitar a futura dívida.

Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia