Governador recebe embaixador do Brasil na Ucrânia

11:53 0 Comments A+ a-


O embaixador Antônio Fernando de Melo, que representa o Brasil na Ucrânia, visitou no início da tarde de hoje o governador Alcides Rodrigues. Durante o encontro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foram discutidas estratégias para ampliar o intercâmbio comercial, tecnológico e cultural entre o Estado de Goiás e o País do Leste Europeu. O assessor especial para Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, também participou do encontro.

A visita do embaixador teve o objetivo de estreitar as relações com Goiás, uma vez que o governador esteve naquele País em missão no início do ano. “Eles têm interesse em produtos nossos como a soja, a carne e o etanol. E temos interesse nos produtos deles como fertilizantes, por exemplo. O Brasil é dependente do Leste Europeu nessa área, além da área de tecnologia e informações, já que se trata de um País muito desenvolvido nesse setor. E também queremos manter intercâmbios na área da educação, principalmente no ensino superior”, disse Alcides.

O governador destacou a capacidade produtiva dos ucranianos e as tecnologias desenvolvidas naquele País. “Já estivemos lá, temos interesse e já formalizamos isso junto ao governo ucraniano. É bom ressaltar que a Ucrânia possui as terras mais produtivas do mundo. É um País que tem 600 mil quilômetros quadrados e que produz 60 milhões de toneladas. Ou seja, quase a metade do que o Brasil produz, com mais de oito milhões de quilômetros quadrados”, afirmou.

Interesses
O embaixador elogiou a capacidade produtiva de Goiás e disse que a relação do Estado com a Ucrânia seria uma relação de complementação, atendendo a interesses comerciais de ambos. “O Estado de Goiás é um campeão do agronegócio no Brasil. A Ucrânia também é considerada um celeiro da Europa, da ex-União Soviética, é um País que tem tradição na área agrícola. Somos complementares. Eles estão dispostos a estabelecer conosco acordos de longo prazo e essa é uma das razões de minha visita aqui, para conversar com o Governo de Goiás e também com os setores produtivos”, explicou o embaixador Antônio Fernando.

Antônio também informou que a Ucrânia deve se tornar um importante entreposto para a distribuição de alimentos em toda a região do Leste Europeu. “Eu acho que é uma questão importante, inclusive para a própria Ucrânia. Isso será tema das negociações em julho com a Comissão Intergovernamental de Comércio. Seria uma importante forma do acesso de produtos brasileiros a terceiros mercados, a partir de uma base localizada na Ucrânia, que tem uma posição estratégica, fazendo a ligação entre a Europa Ocidental e Oriental.”

Por sua localização geográfica, o País dispõe, por exemplo, de portos em operação durante todo o ano, ao contrário da maioria dos Países da região onde o transporte por navios é suspenso, em média, por três ou quatro meses, devido ao congelamento de suas águas. Além disso, existe toda uma rede de distribuição por via férrea, o que possibilita levar esses produtos, a preços baixos, a qualquer País da região da antiga União Soviética. Isso seria fundamental para a distribuição de produtos do Brasil e de Goiás para as várias nações da região.

Fonte: Goiás Agora