Golpes que você deve ficar atento na hora de comprar um imóvel em Goiânia
Confira alguns dos golpes imobiliários mais comuns e como evitar cair neles.
Phishing, hacking, fraude eletrônica - todas essas são maneiras pelas quais as pessoas tentam roubar de outras pessoas na internet. À medida que as buscas e transações imobiliárias se movem cada vez mais on-line, as chances de ser pego em um golpe cibernético se tornam ainda maiores.
A esta altura, a maioria das pessoas já ouviu falar dos golpes do príncipe nigeriano ou e-mails de phishing solicitando informações de seguridade social ou bancárias, mas muitas pessoas não sabem que precisam estar atentas a possíveis golpes ao comprar apartamento em Goiânia.
Os crimes cibernéticos se tornaram cada vez mais sofisticados com o passar dos anos e as pessoas que os perpetram se concentram em situações em que muito dinheiro está mudando de mãos, tornando as transações imobiliárias um alvo ideal.
Golpe feito por hackers
Um exemplo de golpe imobiliário trata-se de uma fraude durante a fase de conclusão do processo de compra e venda de uma casa. Os hackers invadem as contas de e-mail de consumidores e profissionais do setor imobiliário para obter detalhes sobre uma transação imobiliária.
O hacker enviará um email fingindo ser o comprador, vendedor, corretor de imóveis ou outra pessoa envolvida no processo de fechamento e dirá que houve uma mudança de última hora e fornecerá novas instruções para a compra da casa; daí pelas instruções a vítima é levada a enviar dinheiro diretamente para a conta bancária do hacker.
Para evitar cair neste tipo de golpe, sempre busque falar diretamente com o proprietário ou intermediador do processo de compra e venda do imóvel. Pode ser por videochamada ou uma simples ligação telefônica, contanto que tenha certeza com quem está falando antes de realizar qualquer tipo de transferência monetária.
Golpe do copia e cola
Este golpe não é difícil de aplicar. Os criminosos encontram listas ativas de casas para venda e as copiam. Em seguida, publicam novamente os anúncios e alteram alguns detalhes, como um nome de contato para obter mais informações.
Em geral, os golpistas publicam um preço de venda notavelmente abaixo dos anunciados em áreas comparáveis para criar angústia em interessados entusiasmados que desejam se mudar rapidamente. E um preço bom demais para ser verdade é o primeiro alerta com bandeira vermelha que as pessoas devem considerar antes de comprar qualquer tipo de coisa.
Para não cair nesta armadilha, faça uma busca na internet por uma frase ou parte de uma frase usada no anúncio de venda do imóvel. Desta forma você pode encontrar outros anúncios de venda de casas feitos por este mesmo vendedor e até denúncias relacionadas especificamente à oferta que você viu.
Golpe do proprietário no estrangeiro
Este tipo de golpe é realizado quando uma pessoal mal-intencionada se apresenta como o proprietário de um imóvel que você está interessado, diz que está fora do país e exige um depósito inicial como entrada em um terreno para comprar em Goiânia.
Depois que o dinheiro é pago, geralmente por meio de transferência bancária, a vítima descobre que a casa à venda na verdade não existe e o seu dinheiro acaba sendo totalmente perdido. Para não cair nesta trama, busque sempre fazer uma visita ao imóvel antes de transferir qualquer tipo de valor à pessoa com quem está negociando o imóvel.
Caso não seja possível visitar a casa, apartamento ou terreno para comprar antes de efetuar a compra, seja por motivos de distância geográfica ou saúde, uma opção é pedir para fazer uma videochamada para ver o local.
No entanto, não pare aqui a sua leitura. Confira como funciona o golpe seguinte, que você pode cair nele também.
Golpe após a visita à propriedade
Muitas reportagens jornalísticas já foram feitas a respeito de golpes deste tipo, nos quais nem mesmo visitar a propriedade é o suficiente para deixar de ser uma vítima. Isto porque, nestes casos, o golpista chega mesmo a levar a pessoa interessada em comprar o imóvel para visitar a propriedade.
Em seguida, é solicitado um adiantamento imediato para garantir a segurança da propriedade e é informado à vítima que já pode se mudar em uma data posterior. E é apenas na data da mudança que se descobre que não era realmente uma casa à venda disponível e que havia outras vítimas também.
Solicitar referências, dados do proprietário e do imóvel e buscar ver a reputação do vendedor no portal de venda de casas em Goiânia que está a consultar são outras dicas importantes para evitar cair neste tipo de artimanha.
Golpe após a visita à propriedade (só que mais avançado)
Igual ao caso citado no tópico anterior, o scammer solicitaria suas credenciais de cartão de crédito para creditar o valor de entrada da sua conta corrente. Neste momento, vale a pena dizer aqui: nunca dê o número do seu cartão de crédito a um estranho.
Outras dicas de como evitar cair nestes tipos de golpes
Embora possa parecer que existem centenas de maneiras de um criminoso tirar vantagem de um consumidor online, existem muitas maneiras de os consumidores se protegerem ao comprar apartamento, casa, terreno e qualquer outro tipo de propriedade.
Aqui estão outras dicas para ajudar os compradores de casas a reconhecer e evitar fraudes imobiliárias:
- Faça uma busca na internet do e-mail de contato e do número de telefone da pessoa que está a negociar o imóvel com você. É possível que surpreenda com as suas descobertas.
- O preço é bom demais para ser verdade?
Verifique o valor dos imóveis na área que está a buscar uma propriedade. Frequentemente os fraudadores tentarão atrair as suas vítimas com preços incrivelmente baixos para obter várias outras vítimas para si.
- A pessoa com quem está a negociar a casa à venda é o proprietário ou o gerente da propriedade? Deixamos aqui esta pergunta pois também vale a pena saber que apenas o dono do imóvel ou uma corretora legalizada que têm autoridade para efetivar a venda da propriedade (há exceções a esta regra, no entanto, é raro).
Caso tenha gostado deste artigo, não esqueça de seguir-nos nas redes sociais para saber mais sobre estes e outros golpes comuns na hora de comprar um imóvel.