Obras na Marginal Botafogo e na Jamel Cecílio vão afetar pelo menos 160 mil motoristas

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Prefeitura assina ordem de serviço para início de construção de viaduto e de prolongamento da Marginal Botafogo na próxima semana. Trânsito vai ter modificações A partir de setembro, os motoristas que trafegam na região da Avenida Jamel Cecílio, no Setor Jardim Goiás, Região Sul de Goiânia, vão passar a conviver com mudanças no trânsito, pois é quando devem ser iniciadas as obras de construção do viaduto com a Marginal Botafogo e também o prolongamento desta até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico. A estimativa é que cerca de 60 mil veículos passem diariamente pela via, além de cerca de 100 mil na Marginal, sendo estes os mais afetados pelas mudanças, além do tráfego na Alameda Leopoldo de Bulhões e outras ruas do entorno.

A Prefeitura vai assinar a ordem de serviço para as empresas vencedoras das licitações, finalizadas entre o final de julho e começo deste mês, entre quarta e quinta-feira da próxima semana, que é quando deverão ser divulgadas quais as mudanças serão feitas para o tráfego local. As mudanças serão propostas pelas empresas vencedoras, a Loctec Engenharia, responsável pelo viaduto, e o consórcio Planex Ingá, que realizará o prolongamento. Este serviço deve ser entregue no começo da próxima semana e será repassado para análise da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), para que as mesmas possam referendar ou pedir modificações.

Ao mesmo tempo, será iniciado o trabalho de confecção das placas de sinalização indicativas aos motoristas e o serviço de orientação aos passageiros do transporte coletivo. O secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos, estima que as orientações ficarão prontas até a próxima quarta-feira (28) e que as obras comecem efetivamente no dia 2 de setembro, já com as modificações para motoristas e comerciantes da região. Embora ainda não se tenha as medidas totalmente definidas, o mais provável é que se faça um alargamento da Rua 1018, no Setor Pedro Ludovico, para que a mesma possa receber um volume de tráfego maior que o atual.

As duas obras na região da Avenida Jamel Cecílio custarão R$ 39 milhões e começarão efetivamente em setembro ao tempo que ainda estará em andamento a construção da trincheira da Rua 90 com a Avenida 136, que é o ponto onde inicia a Avenida Jamel Cecílio. A previsão é que esta obra, que faz parte do corredor exclusivo BRT Norte-Sul, seja finalizada apenas no final de novembro. “Nos primeiros dias dá uma complicação no trânsito, mas depois se ajeita. Na região da Rua 90, hoje em dia, já está tranquilo”, comenta Mattos.

O prolongamento da Marginal Botafogo, com previsão de finalização em sete meses, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh). O secretário da Seplanh, Henrique Alves, afirma que estuda iniciar a obra pelo lado da Avenida 2ª Radial, para que se possa reduzir um pouco o impacto no tráfego da região da Jamel Cecílio. “O viaduto vai ter um impacto maior, estamos analisando ainda”, diz.