Usuário do Transporte coletivo terá informação pelo Celular
Torpedo informando o horário de passagem do próximo ônibus. Site que detalha a rota e o tempo de viagem de uma linha. Terminais de consulta com tela sensível com informações gerais do sistema metropolitano de transporte coletivo de Goiânia. Esses são apenas alguns dos componentes do Serviço de Informação Metropolitano (SIM), que será lançado hoje de manhã pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia (Setransp) e pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O sistema vai funcionar plenamente dentro de 90 dias.
Quase tudo está pronto para funcionar ou a caminho do funcionamento. No entanto, o grande trunfo do serviço, que é o sistema de informações via torpedo SMS com dados sobre o horário de passagem do próximo ônibus, já está disponível mas ainda não poderá ser usado em sua totalidade pelo passageiro.
O motivo: os pontos de ônibus ainda não foram numerados pela CMTC. Sendo assim o passageiro não terá ainda como saber o número da parada para mandar uma mensagem solicitando a informação.
O trabalho mais pesado já foi feito. Os mais de 4 mil pontos de ônibus espalhados pelas cidades da região metropolitana foram mapeados ao longo de seis meses, georreferenciados, o sistema de envio de torpedos foi testado e está em ponto de bala. “Da nossa parte já está tudo pronto para funcionar”, explica Décio Caetano, diretor-superintendente do Setransp.
Só que o mais simples ainda não foi feito pela CMTC. E essa simples identificação do número de um ponto é básica para que o serviço funcione. “Reconheço que já era para estar pronto. Mas precisamos discutir muitas questões até chegar no modelo ideal de identificação dos pontos de ônibus. Agora o trabalho é mais rápido”, justifica o presidente da CMTC, Marcos Massad.
De qualquer jeito, esse trabalho rápido, que é a identificação do número dos pontos, exige licitação e não estará pronto antes de 2010. “Calculo 90 dias para conseguir identificar todos os pontos”, resume Massad. Enquanto isso o usuário ficará sem saber qual é o número dos pontos.
Apesar de todo pacote tecnológico do SIM, que inclui sete itens, a cereja do bolo é mesmo o SMS. E não é por acaso. Leve-se em consideração a popularidade do celular e a gratuidade do serviço. O usuário mandará, sem custos, um torpedo com a identificação do ponto onde se encontra para o número 28000 (28028 na TIM). Segundos depois chegará a informação sobre o tempo que falta para o próximo ônibus passar e quais linha passam naquele lugar.
Goiânia é a primeira cidade do Brasil a colocar o sistema de informação SMS do transporte coletivo em funcionamento. Outras cidades têm serviços semelhantes, com a informação repassada com base em planilhas. “Mas informação em tempo real somos os primeiros”, salienta Décio.
Hoje, empresas associadas à Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) participam de encontro em Goiânia para conhecer a tecnologia em operação no sistema de transporte coletivo.
Fonte: O Popular
Quase tudo está pronto para funcionar ou a caminho do funcionamento. No entanto, o grande trunfo do serviço, que é o sistema de informações via torpedo SMS com dados sobre o horário de passagem do próximo ônibus, já está disponível mas ainda não poderá ser usado em sua totalidade pelo passageiro.
O motivo: os pontos de ônibus ainda não foram numerados pela CMTC. Sendo assim o passageiro não terá ainda como saber o número da parada para mandar uma mensagem solicitando a informação.
O trabalho mais pesado já foi feito. Os mais de 4 mil pontos de ônibus espalhados pelas cidades da região metropolitana foram mapeados ao longo de seis meses, georreferenciados, o sistema de envio de torpedos foi testado e está em ponto de bala. “Da nossa parte já está tudo pronto para funcionar”, explica Décio Caetano, diretor-superintendente do Setransp.
Só que o mais simples ainda não foi feito pela CMTC. E essa simples identificação do número de um ponto é básica para que o serviço funcione. “Reconheço que já era para estar pronto. Mas precisamos discutir muitas questões até chegar no modelo ideal de identificação dos pontos de ônibus. Agora o trabalho é mais rápido”, justifica o presidente da CMTC, Marcos Massad.
De qualquer jeito, esse trabalho rápido, que é a identificação do número dos pontos, exige licitação e não estará pronto antes de 2010. “Calculo 90 dias para conseguir identificar todos os pontos”, resume Massad. Enquanto isso o usuário ficará sem saber qual é o número dos pontos.
Apesar de todo pacote tecnológico do SIM, que inclui sete itens, a cereja do bolo é mesmo o SMS. E não é por acaso. Leve-se em consideração a popularidade do celular e a gratuidade do serviço. O usuário mandará, sem custos, um torpedo com a identificação do ponto onde se encontra para o número 28000 (28028 na TIM). Segundos depois chegará a informação sobre o tempo que falta para o próximo ônibus passar e quais linha passam naquele lugar.
Goiânia é a primeira cidade do Brasil a colocar o sistema de informação SMS do transporte coletivo em funcionamento. Outras cidades têm serviços semelhantes, com a informação repassada com base em planilhas. “Mas informação em tempo real somos os primeiros”, salienta Décio.
Hoje, empresas associadas à Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) participam de encontro em Goiânia para conhecer a tecnologia em operação no sistema de transporte coletivo.
Fonte: O Popular