Implantação do Corredor Norte-Sul depende do impasse no Eixo Anhanguera
Neste ano, a CMTC teve em seu planejamento a implantação de corredores exclusivos para ônibus nas avenidas 85, T-7 e T-9, além do corredor Norte-Sul, que cortará a cidade. A previsão era de que, até o dia primeiro de agosto, pelo menos os corredores das avenidas T-7 e T-9 estivessem já implantados, mas isso não aconteceu.
A CMTC e a Agência Municipal de Trânsito (AMT) pediram uma prorrogação de seis meses para uma melhor análise técnica. Marcos Massad disse que esteve em Bogotá, a capital da Colômbia, analisando o modelo de corredores exclusivos naquela cidade e esteve também em uma reunião em Brasília, onde reivindicou à CAF, empresa responsável pelo corredor colombiano, um emprétimo de cerca de 150 milhões de reais para a construção do eixo Norte-Sul. “Além do projeto do eixo que ligará as regiões norte e sul de Goiânia, queremos definir também o impasse com o governo estadual sobre o Eixo Anhanguera, para sabermos quem será resposnável pela sua administração e para, assim, fazermos a readequação. E quanto à criação dos corredores exclusivos para ônibus, já temos o projeto bem adiantado junto à AMT para implantarmos, inicialmente, nas avenidas T-7 e na T-9, o mais rápido possível”, disse Marcos Massad.
“Dependemos apenas da licitação para o fornecimento de placas e de outros fatores técnicos. Mas uma coisa é certa, os corredores da T-7 e T-9 já estão definidos, todos os sinais passarão de três tempos para dois tempos, pois os condutores não poderão mais fazer as conversões para esquerda. Para isso, os semáforos serão reduzidos para dois tempos apenas”, explicou.
Fonte: DM