Edital de prolongamento da Avenida Leste-Oeste é lançado em Goiânia

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Prefeitura pretende assinar, ainda este ano, ordem de serviço da obra do trecho que liga a Rua 74, no Centro, a Senador Canedo

A Prefeitura de Goiânia traz na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Município (D.O.M) o edital que visa contratar a empresa que vai realizar a obra do tramo leste da Avenida Leste-Oeste. O trecho de 8,1 quilômetros, avaliado em quase R$ 69 milhões, sairá da Rua 74, no Centro da capital, onde o trajeto já existente termina, e vai até a GO-403, também conhecida como Avenida das Cerâmicas, que dá acesso ao município de Senador Canedo. O projeto, doado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), prevê a desapropriação de 321 imóveis ao longo do percurso.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Dolzonan Matos, cerca de 30% das desapropriações já foram realizadas, pois são de imóveis que estavam em áreas de invasão próximas à antiga linha férrea da cidade. A ideia com a execução da obra é interligar futuramente os municípios de Senador Canedo e Trindade, passando, claro, por Goiânia. Ele adianta a intenção é prolongar o trecho já implantado até a Basílica de Trindade, mas isso dependerá de um edital futuro. Por ora, o foco é garantir a obra do tramo leste, que deve levar em torno de dois anos para ser concluída e cujo valor será dividido entre o Estado e o município, por meio de convênio celebrado no dia 25 de junho deste ano (veja quadro).

Os custos futuros com desapropriações não estão incluídos na estimativa de preço da obra. Questionado sobre a possibilidade de demora, em razão das questões burocráticas, Dolzonan acredita que, diferentemente do tramo oeste, que levou mais do que o esperado para ser concluído, diante das implicações geradas pelas desapropriações, desta vez será rápido. Ele conta que dos 321 imóveis, cerca de 200 são invasões que já vêm sofrendo mudanças nos últimos anos. “Como já temos muitas casas desapropriadas, podemos garantir a atuação de muitas frentes de serviço até as demais desapropriações serem feitas”, afirma.

A implantação do trecho oeste, entre a Castelo Branco e a Rua 74, foi alvo de muita polêmica durante o processo de desapropriação. Até 2010, conforme notícias veiculadas pelo POPULAR, ainda existiam trechos sendo finalizados. As conversas sobre a implantação da Avenida Leste-Oeste são antigas, datadas da década de 1980. Para se ter ideia, na edição do D.O.M. de 30 de dezembro de 1987 foi publicada a criação de um grupo especial para promover o planejamento de prolongamento da via. A contratação da empreiteira (Andrade Gutierrez) só veio ocorrer quase 10 anos depois, em 1996.

Ambicioso

O projeto atual não envolve somente a construção da via, que por si só é complicada, pois prevê a construção de viadutos e pontes durante o trajeto, passando sobre a Marginal Botafogo e a BR-153. O projeto prevê ainda intervenções que visam melhorar a circulação do tráfego no entorno da região da Rua 44, a revitalização da Praça do Trabalhador, onde acontece a Feira Hippie, e já traz o que seria o traçado da Leste-Oeste interligando Trindade e Senador Canedo, numa extensão aproximada de 54,5 Km. Conforme informações repassadas ao POPULAR por Dolzonan, o projeto foi elaborado ao custo de R$ 1,4 milhão.

O secretário conta ainda que o projeto foi feito já pensando na implantação de um futuro Bus Rapid Transit (BRT) ao longo da via, interligando as regiões Leste e Oeste da cidade. A avenida, explica ele, tem uma dimensão de 30 metros de um lado até o outro, sendo três metros de calçada em cada um dos lados, 10 metros de asfalto em cada uma das pistas e um canteiro central de quatro metros, que seria utilizado para a implantação do BRT. Vale lembrar que a obra do BRT Norte-Sul segue sem previsão de conclusão.

A intenção é que a ordem de serviço para dar início às obras do tramo leste seja assinada ainda este ano. “Já estamos com a licença ambiental em mãos”, conta Dolzonan. Ela foi requerida junto à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) em janeiro deste ano. O termo publicado no D.O.M. do dia 16 de janeiro fala em licença prévia para a pavimentação e drenagem do trecho leste da avenida.